plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
BUSCANDO SONHOS

Pimentinha: talento paraense que chega à Seleção sub 20

Aos 18 anos de idade, Nayra, ‘cria’ do CBF Social, foi convocada pela primeira vez para vestir a Amarelinha.

Imagem ilustrativa da notícia Pimentinha: talento paraense que chega à Seleção sub 20 camera Com passagens por Remo, Esmac, Pinheirense e Iranduba-AM, Nayra é vive o sonho de poder vestir a camisa da Seleção Brasileira Sub-20. | Thais Magalhães/CBF

Repleto de histórias de superação na vida de cada atleta, o futebol diversas vezes acaba sendo a única chance de mudança de vida e garantia de conquistas e oportunidades para diversos jovens. Todo e qualquer um que pratica futebol - seja no masculino, seja no feminino - sonha em um dia ser jogador profissional e vestir a camisa da Seleção Brasileira de Futebol. A maioria acaba não alcançando os seus objetivos, mas quem consegue uma oportunidade, tenta aproveitar o máximo possível para a menor brecha acabe se tornando a principal chance de sua vida.

Leia também: Pia Sundhage projeta novo ciclo da Seleção Brasileira

Tal qual muitos lugares, o Pará é um verdadeiro celeiro de novos talentos, que precisam apenas de um impulso na carreira. Entre atletas que já estão com a profissão consolidada e jovens talentos que estão despontando nos gramados, os exemplos não faltam. De modo especial, vemos aqui a história de uma garota que mesmo já tendo passagens em alguns clubes, foi em um projeto social que ela conseguiu a chance de demonstrar todo o seu talento e em breve espaço de tempo, chegou ao lugar mais cobiçado pelos "artistas da bola": a Seleção Brasileira.

Natural da Ilha Trambioca, interior do Pará, Nayra Quaresma sempre batalhou pelo sonho de se tornar jogadora de futebol. Desde o time amador, montado pelo pai e pelo primo, até uma bolsa que a levou a mostrar seu talento nos campos da Noruega, foram muitas idas e vindas no esporte. Mas quando já não tinha grandes aspirações e oportunidades, a jovem, por meio de um amigo da escola, soube de um evento da CBF Social que seria realizado em Belém. Em 2018, os caminhos do projeto e da jovem se cruzaram pela primeira vez. De lá para cá, ‘Pimentinha’, como é conhecida, despertou para o futebol e hoje tem a honra de vestir a Amarelinha pela primeira vez com a Seleção Feminina Sub-20.

De CBF Social à Seleção Feminina Sub-20: conheça Nayra Quaresma, a Pimentinha (chuteira e meião verdes)
📷 De CBF Social à Seleção Feminina Sub-20: conheça Nayra Quaresma, a Pimentinha (chuteira e meião verdes) |Thais Magalhães/CBF

“Me lembro até hoje do olhar da minha mãe no portão de casa, quando saí às 3h da manhã para ir ao evento da CBF Social. Quando eu voltei, lá estava ela também me esperando para saber como foi. Quando disse do interesse dos quatro clubes ela chorou muito e disse: ‘Filha, quando você saiu de casa eu olhei para o céu e disse: ‘Deus, se for da tua vontade que minha filha seja jogadora de futebol mesmo, que o Senhor abra as portas hoje na vida dela’. Eu até brinquei com ela, dizendo que era para eu ser jogadora mesmo, porque ele abriu quatro (risos)”, relembrou, antes de falar da importância da CBF Social em sua vida.

Com passagens por Iranduba, Esmac, Remo e Pinheirense, Nayra chamou a atenção de outro grande clube: Vasco da Gama. Desde outubro de 2020, no Rio de Janeiro, a jovem paraense disputou o Campeonato Feminino A-2 e o Campeonato Carioca com a nova equipe. Foi defendendo as cores do Cruzmaltino, inclusive, que Pimentinha recebeu a notícia de que havia sido convocada pelo técnico Jonas Urias para a integrar a Seleção de base. Com apenas 18 anos, a jovem quer retribuir a oportunidade que ela recebeu pela CBF Social com jovens que, assim como ela, batalham pelos seus sonhos sem o apoio ideal.

“O meu maior sonho é vestir a camisa da Seleção Principal. Mas antes disso, tenho a vontade de montar um projeto onde moro, para dar oportunidades para crianças, adolescentes que têm um sonho, mas não têm ajuda e estrutura. A gente vê muitas pessoas desistindo dos sonhos por isso. Meu sonho era ser jogadora de futebol, se eu não tivesse conseguido, não sei nem o que seria da minha vida. Tem muitos jovens em busca de oportunidade, e eu quero ser essa pessoa, de chegar e falar: ‘Esse é o projeto, aqui está sua oportunidade, vou lutar junto com você na busca do seu sonho", finalizou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias