plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SUPERAÇÃO

Marajoara vence torneio de boxe e desafios da falta de apoio

Morador de São Sebastião da Boa Vista, Jonatas Rodrigo é um talento do boxe no Marajó. Como braçal, ele ganha o sustento da família e condicionamento físico para realizar o sonho de ser campeão.

Imagem ilustrativa da notícia Marajoara vence torneio de boxe e desafios da falta de apoio camera Baiano após vencer luta no último sábado (28) | Foto: Reprodução/YouTube

"Aquele que não é corajoso o suficiente para correr riscos não conseguirá nada na vida". Em uma de suas célebres frases, a lenda do boxe Muhammad Ali sempre deixou claro que o esporte é para os corajosos, e quem tiver medo de arriscar jamais será um campeão. Para um boxeador marajoara, essa frase, resume um pouco o início de sua jornada na "nobre arte".

Na noite do último sábado (28), o Marajoara Jonatas Rodrigo, mais conhecido como "Baiano", disputou a terceira luta do Card preliminar no evento internacional UP Boxe Show 7ª edição, conquistando vitória por nocaute no segundo round. Os espectadores presentes no evento, dentre eles o tetracampeão mundial de boxe em duas categorias diferentes (WBA e WBO), Acelino "Popó" Freitas , não sabem porém, a história do jovem lutador, e das suas origens humildes, na cidade de São Sebastião da Boa Vista e nos treinamentos em Muaná.

Marcelo, Popó e Baiano, na pesagem do UP Boxe Show
📷 Marcelo, Popó e Baiano, na pesagem do UP Boxe Show |Foto: Reprodução/MR Boxe

Aos 25 anos, com objetivo de lutar pelo título paraense e conseguir uma bolsa-atleta para aprimorar e focar nos seus treinamentos, Baiano vive uma "luta" diária. Com trabalhos braçais, carregando cimento para uma loja de materiais de construção em São Sebastião da Boa Vista, o atleta consegue converter o trabalho pesado em condicionamento físico e força, além de conseguir sustentar sua mulher e seu filho de 3 anos.

Instruído pelo treinador Marcelo Nascimento, criador do projeto social e da Academia de Boxe "MR Marajó Boxe", Jonatas consegue treinar à distância, já que a academia fica em Muaná, a seis horas de barco da cidade de São Sebastião da Boa Vista.

A falta de emprego, inviabiliza o atleta residir em Muaná e consequentemente o prejudica nos treinamentos, já que, não se tem um profissional o observando de perto e analisando sua evolução.

Semanas antes das lutas, o atleta se desloca para a cidade, e faz os treinamentos intensivos, junto com os demais atletas do projeto social, dormindo na própria academia durante o período. Como profissional, o boxeador tem três lutas, sendo 1 derrota e duas vitórias por nocaute.

Segundo ele, não foi nada fácil conseguir chega até a luta, pensando até mesmo em desistir. " Passei por momentos difíceis, mas consegui, nunca desisti e me sinto orgulhoso de tudo isso. Não vou parar por aqui!" - disse.

LUTA

Segunda luta do Card preliminar, Baiano entrou no ringue para o combate contra o morador do distrito de Mosqueiro Milton Santos Junior. Ainda no 1º Round, o marajoara acertou um lindo gancho de esquerda no adversário, levando-o ao chão pela primeira vez.

Cadenciado, o combate foi para o 2º assalto, Jonatas não tomou conhecimento do adversário e deu um gancho lateral, derrubando, mais uma vez, o rival. Desta vez, a juíza do combate decidiu finalizar a luta, dando a vitória por nocaute para Jonatas "Baiano".

MR MARAJÓ BOXE

O projeto MR Marajó Boxe existe há mais de sete anos. Antes eram só aulas de boxe particulares, mas se tornou um projeto social à cinco anos, em que os atletas podem treinar e não precisam pagar nada. Em todo esse período, mais de 20 boxeadores já participaram de algum tipo de competição representando Muaná, antes da pandemia, a maior turma contava com 40 alunos.

Academia de instalações humildes, onde baiano faz seus treinamentos e também dorme quando está em Muaná.
📷 Academia de instalações humildes, onde baiano faz seus treinamentos e também dorme quando está em Muaná. |Foto: Reprodução/MR Boxe

A "MR Marajó Boxe" foi eleita academia revelação em 2017 e conquistou o título paraense por equipes do mesmo ano, além de deter o cinturão do projeto "Nocaute na Violência", que é organizado por Zezé do Boxe e patrocinado pelo Governo do Estado do Pará.

Time do projeto na conquista do cinturão do torneio "Nocaute na Violência"
📷 Time do projeto na conquista do cinturão do torneio "Nocaute na Violência" |Foto: Reprodução/MR Boxe

Mesmo com todas as conquistas recentes do projeto, a academia, de instalações humildes, situada onde era uma antiga sede de festas do município, não é apoiada pela prefeitura municipal de Muaná, sob administração do prefeito Biri Magalhães. Apesar de ser sucesso entre os moradores da cidade, que inclusive, fazem "coleta" para custear as viagens dos atletas para Belém, em disputa de eventos, não há apoio direto do poder municipal. A reportagem do Dol tentou contato com a prefeito, sem sucesso, para comentar sobre a situação.

E MAIS - Todos os detalhes de Messi na estreia pelo PSG

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias