Criado no dia 23 de junho de 2021, o Amazônia Independente Futebol Clube ainda não completou nem seu primeiro ano de existência e já colocou o nome na história do futebol paraense. A equipe de Santarém, no oeste paraense, liderada pelo técnico Matheus Lima, conquistou o acesso e o título da Segunda Divisão do Parazão em sua primeira disputa de competição oficial.

"Mesmo com pouco tempo, garantimos o acesso e o título com méritos e vamos em busca de um projeto maior. O Amazônia ainda é um bebê no futebol paraense, mas hoje já temos a possibilidade de ir atrás de uma Copa do Brasil, de pensar em uma Série D, mantendo o projeto e pensando com organização", destacou Matheus.

Treinador convocou jovens que foram formados por ele próprio em trabalhos anteriores
📷 Treinador convocou jovens que foram formados por ele próprio em trabalhos anteriores |(Foto: Arquivo Pessoal)

O jovem treinador de 31 anos tem o curso de licença A e B na CBF Academy e possui experiências no futebol de base e profissional como técnico e coordenador. Matheus tem ajuda do experiente Walter Lima, que é o seu pai e lhe dá total apoio no trabalho frente ao clube.

"Dentre todos os projetos que a gente já trabalhou, o Amazônia é mais especial por ser um clube próprio. Tive com meu pai no Clube do Remo, na Desportiva, caminhei sozinho no Tapajós e no Paragominas. No entanto, essa entrada na primeira divisão e com o título, pela forma que convencemos a todos pelo trabalho, o Amazônia já nasceu gigante", comentou.

Walter Lima e Matheus Lima, a dupla que chega com moral no Parazão 2022
📷 Walter Lima e Matheus Lima, a dupla que chega com moral no Parazão 2022 |(Foto: Arquivo Pessoal)

Matheus é bastante conhecido pelo brilhante trabalho que fez na Desportiva Paraense e levou a filosofia para o Amazônia. Ou seja, o clube teve a ideia de fazer um polo em Santarém e outro em Belém, onde criou as franquias para que possa se expandir em relação aos atletas da categoria base. A equipe foi campeão tendo a média de idade de 22 anos.

"Foi mais difícil pois tudo era com a gente para resolver. Antes, havia um grupo de pessoas ao redor, agora tivemos que fazer praticamente só a montagem do elenco, captação do elenco, fora que a competição foi muito disputada e extremamente técnica", comentou.

Matheus conquistou o título da Segundinha e o acesso à elite do Parazão Foto: Arquivo Pessoal

MAIS ACESSADAS