plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
LONGE DO FIM

Briga judicial deixa eleições da FPF sem data para iniciar

Votação seria realizada nesta terça-feira (28), mas foi adiada pela Justiça sob alegação de irregularidades praticadas pelo presidente e atual candidato à reeleição Adelcio Torres.

Imagem ilustrativa da notícia Briga judicial deixa eleições da FPF sem data para iniciar camera Três chapas foram inscritas para disputar a eleição, a do atual presidente, Adelcio Torres; a de Ricardo Gluck Paul; e a de Paulo Romano, que foi impugnada pela comissão eleitoral. | Thais Magalhães/CBF / Jorge Luiz/ Paysandu / Divulgação/FPF

A confusão formada em torno das eleições presidências na Federação Paraense de Futebol está longe de chegar ao fim. E com isso, fica cada vez mais incerto quando ocorrerá a escolha do novo presidente da entidade devido à suspensão do pleito por meio de ação no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA). A disputa está suspensa sob alegação de irregularidades envolvendo o atual presidente e candidato à reeleição, Adelcio Torres.

Após a desembargadora Eva do Amaral Coelho, do plantão do Juízo de 1º Grau do TJPA, acatar o pedido de efeito suspensivo, aumentou a incerteza envolvendo a eleição na FPF. A ação respondida pela magistrada tem com titular a Liga Atlética de Castanhal e também a chapa "Futebol de Primeira", liderada por Paulo Romano. Ele é atual vice-presidente da entidade e, na última semana, teve sua candidatura impugnada por suposta "duplicidade de assinaturas" em documento que viabiliza sua inscrição da chapa.

Justiça suspende eleições da Federação Paraense de Futebol

Eleições da FPF vão à justiça por supostas violações

Liga do Interior ganha direito de acessar documentos da FPF

Por meio de nota divulgado pelo advogado Paulo David Pereira Merabet, a Liga Atlética de Castanhal relatou os motivos que levaram a impedir a continuidade do processo eleitoral que até então estava marcado para ocorrer das 10h às 16h desta terça-feira (28), na sede do Pará Clube. "A liga Atlética de Castanhal , no dia 18.12.2021, impugnou administrativamente junto à comissão eleitoral o edital nº 005/2021 de convocação da Assembleia Geral eletiva da FPF-PA, publicado dia 13.12.2021, em virtude das violações do artigo 22, III e VI, da lei 9.615/98 (lei Pelé) e do artigo 12, I e V, do Estatuto da FPF-PA, praticadas pelo atual presidente e candidato à reeleição, o Sr. Adelcio, porém, a referida impugnação foi indeferida pela Comissão Eleitoral", informa.

Em outro trecho da nota, é informado algumas das irregularidades que teriam sido praticadas pelo atual presidente da Federação, visando a busca de votos por meio de algumas ligas municipais para a sua candidatura à reeleição. "Entendemos que o presidente e candidato à reeleição violou o seu Artigo 12, I E V, ao inserir no Edital de nº 005/21 as ligas (ESPORTIVA DE SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA E ESPORTIVA VISEUENSE), com direito ao voto, mesmo sabendo que estas foram criadas esse ano, e, portanto, não poderiam ser inseridas no rol de aptos a participar do pleito eleitoral", destacou.

Briga judicial deixa eleições da FPF sem data para iniciar
📷 |Divulgação
Briga judicial deixa eleições da FPF sem data para iniciar
📷 |Divulgação

POSICIONAMENTOS

Após a decisão do cancelamento das eleições presidenciais, o presidente da comissão eleitoral, Jeff Launder, falou sobre a decisão judicial que também será acatada pela comissão. Entretanto ele ressaltou que não há uma nova data definida, tampouco previsão para que todo o processo seja realizado. “Chegou a notificação e vamos deliberar sobre os próximos passos. Mas ainda não há previsão para a próxima data da eleição”, informou.

Com relação aos candidatos envolvidos na disputa, todos se manifestaram sobre o que foi definido pelo Tribunal de Justiça. Por meio de nota, a atual gestão da Federação informou que não iria recorrer da decisão para evitar qualquer prejuízo aos interessados. "Não iremos recorrer da decisão. Vamos reunir e ver onde erramos e consertar para convocar uma nova eleição para o mês de janeiro", informou o presidente Adélcio Torres.

O candidato Paulo Romano comemorou a decisão judicial. "Alegria de ter conseguido mais uma vitória. As eleições da Federação Paraense de Futebol, que seriam realizadas nesta terça-feira, foram suspensas. Foi feito a justiça e continuamos na luta. Obrigado a todos pelo carinho e apoio que recebi e vamos começar uma nova eleição, pois sabemos que, no voto, eles (demais candidatos) não irão ganhar da gente", afirmou.

Por outro lado, o ex-presidente do Paysandu, Ricardo Gluck Paul criticou a atitude dos demais candidatos e espera que uma reviravolta possa acontecer e as eleições possam ser realizadas. "Está claro que os candidatos da Federação - Paulo Romano e Adelcio Torres - não querem a eleição. Um pediu a suspensão o outro já disse que não vai recorrer. Mas nós recorremos! Nós queremos a eleição! Vamos lutar até o final! Estamos na expectativa da decisão cair e da eleição ser mantida!" disse.

Com a decisão da Desembargadora, a eleição para presidente da Federação Paraense de Futebol está sem data marcada. O presidente que será eleito, irá comandar a entidade pelos próximos quatro anos, no período de 2022 a 2025.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias