plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MAIS CONFUSÃO

Ligas excluídas das eleições criticam veto da FPF

Das 126 ligas filiadas e aptas a votar, sobraram apenas 79. Segundo informações, 47 ligas foram excluídas sem motivo aparente.

Imagem ilustrativa da notícia Ligas excluídas das eleições criticam veto da FPF camera Prédio da Federação Paraense de Futebol sendo protegido por diversos seguranças durante protesto realizado em frente da entidade, na última semana que passou. | Divulgação

As eleições para a presidência da Federação Paraense de Futebol (FPF) já estão definidas. Após publicação do edital nos jornais de Belém, na sexta-feira (18), foram estabelecidos os prazos para inscrições das chapas e entrada de recursos junto à Comissão Eleitoral. O pleito está marcado para acontecer no dia 20 de abril.

Marcada por vários problemas que que culminaram no adiamento do processo eleitoral em duas oportunidades ,um novo problema surge em torno do pleito que irá escolher o novo presidente da FPF. Antes, as questões ocorreram, no dia 28 de dezembro, após irregularidades na inscrição da "Futebol de Primeira", liderada por Paulo Romano; e, no dia 15 de março, depois da não publicação com os prazos a serem seguidos.

Desta vez, no edital de convocação publicado pela entidade estadual na semana anterior, consta 126 ligas municipais inscritas e aptas a votar nas eleições que deveriam ser realizadas no último mês de dezembro de 2021. Desse total, 47 ligas foram excluídas da relação e para o novo processo eleitoral e79 ligas permanecem para participar do processo.

Uma das ligas excluídas da eleição é a do município de Tucuruí. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente Kilder Ross Saraiva Miranda (Bola) relata sua insatisfação e surpresa ao saber que não irá participar da votação. "O diretor do departamento do interior da Federação, seu Mauro, me contou a história que desde 2019 estamos atuando irregular. Fiquei até surpreso, pois nos últimos 12 anos eu mesmo cuido da documentação. Até o momento não tive respostas", questionou.

CANDIDATO REPUDIA TRATAMENTO AOS REPRESENTANTES DE LIGA E LAMENTA POSTURA DA FPF

Ao todo, três candidatos continuam interessados na disputa ao comando da casa do futebol paraense: Adelcio Torres, atual mandatário, no comando da entidade desde o ano de 2017; Paulo Romano, um dos atuais vices; e a de Ricardo Gluck Paul, ex-presidente do Paysandu, que manifestou seu apoio aos representantes das ligas municipais cortadas da votação.

"Conforme havíamos previsto e anunciado, a FPF acaba de aniquilar o Colégio Eleitoral. Mesmo com recomendação do Ministério Público de manter os 126 filiados aptos a votar, a Federação reduziu a relação em 40%, saltando de 126 para apenas 79 filiados. O corte, como havíamos previsto, foi seletivo: pois Mario Gugu e Maurício Bororó, designados pela FPF para fazer esse corte, tinham a informação da primeira eleição dos termos de adesão de todos os filiados", afirmou.

Ricardo Gluck prossegue: "Como 47 filiados estavam aptos a votar e, de repente, em um toque de mágica, se tornam inaptos em uma relação produzida por pessoas que estão lutando para se manter de qualquer forma agarradas no poder? A publicação desse edital é um escândalo que mandou às favas qualquer senso de justiça e sambou na cara do Ministério Público do Estado do Pará. Informamos que já estamos tomando todas as medidas possíveis que certamente provocarão desdobramentos relevantes nesta medida abusiva que aniquilou seletivamente o colégio eleitoral", finalizou.

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE VOTAÇÃO NAS ELEIÇÕES DA FPF

Edital de convocação das eleições presidenciais na Federação Paraense de Futebol
📷 Edital de convocação das eleições presidenciais na Federação Paraense de Futebol |Divulgação: FPF

Cada um dos clubes profissionais e não profissionais, além das ligas municipais tem um "peso" no critério e soma de votação visando a eleição do presidente da Federação Paraense de Futebol. No processo, continuam três chapas que concorrem ao pleito e são lideradas por Adelcio Torres, Paulo Romano e Ricardo Gluck Paul, ex-presidente do Paysandu.

Clubes com direitos a 4 votos: 14 x 4 = 56

Clubes com direitos a 3 votos: 9 x 3 = 27

Clubes com direitos a 2 votos: 3 x 2 = 6

Clubes com direitos a 1 voto: 5 x 1 = 5

Profissional votos: = 94

Clubes não Profissionais

Clubes com direitos a 1 voto: 16 x 1 = 16

Total Geral Clubes: 110 votos

Ligas com direito a votos 31 x 1: = 31

Clubes votos: 110

Ligas municipais: 32

Total de geral de votos: 142

CONFIRA A RELAÇÃO DAS LIGAS ESPORTIVAS E CLUBES QUE FORAM RETIRADOS DA VOTAÇÃO

CLUBES

Gavião

Estrela

Capanema Sport Club

Tailandia Atlético Clube

Ponte Nova Esporte Clube

Independência Esporte Clube

União Barbarense

LIGAS ESPORTIVAS

ABAETETUBA

ÁGUA AZUL DO NORTE

ALENQUER

ALTAMIRA

ANANINDEUA

BANNACH

BELTERRA

BOM JESUS DO TOCANTINS

BREU BRANCO

CACHOEIRA DO ARARI

CANAÃ DOS CARAJÁS

CAPITÃO POÇO

COLARES

CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

CUMARU DO NORTE

CURUÁ

ELDORADO DO CARAJÁS

FLORESTA DO ARAGUAIA

IGARAPÉ – AÇU

ITAITUBA

ITUPIRANGA

JURUTI

MARABÁ

MARACANÃ

MARAPANIM

NOVO REPARTIMENTO

ORIXIMINÁ

OURILÂNDIA DO NORTE

PACAJÁ

PARAUAPEBAS

PRAINHA

RURÓPOLIS

SALINÓPOLIS

SANTA BÁRBARA DO PARÁ

SANTARÉM

SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA

SÃO FELIX DO XINGU

SÃO JOÃO DO ARAGUAIA

SÃO MIGUEL DO GUAMÁ

SAPUCAIA

TUCURUÍ

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias