Uma série de fatores conspira contra a realização da Copa Verde 2022, cuja disputa, em princípio, encerraria a temporada. Clube do Remo, Paysandu e Tuna Luso, campeão, vice e terceira colocada no Estadual deste ano, respectivamente, asseguraram participação no torneio. A indefinição quanto a realização ou não da competição será decidida, provavelmente, na próxima segunda-feira (22), quando o presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul, se reunirá, no Rio de Janeiro, com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, na sede da entidade nacional.
Paysandu, Clube do Remo e Tuna: o que se sabe da Copa Verde?
No encontro, será debatida a viabilidade ou não da disputa, contudo, as possibilidades da 9ª edição do torneio ser realizada tem remotas chances de acontecer. Isso, levando em conta o fato de a CBF ter “enxugado” o calendário nacional em razão da disputa da Copa do Mundo, que tem seu começo marcado para o dia 20 de novembro.
Este é apenas o primeiro entrave para a realização da Copa Verde, que, desde 2014, nunca deixou de ser realizada. Outro fator que atrapalha o a competição é a participação do Paysandu na segunda fase da Série C do Brasileiro.
Como é notório, Clube do Remo e Paysandu são, desde a primeira edição da Copa Verde, os principais chamarizes do torneio. Caso a competição seja cancelada, o que parece mais provável, Remo e Tuna Luso, que não possuem calendário para o restante do ano, seriam os mais prejudicados.
Os azulinos já não confiam mais na disputa da Copa Verde, tanto que já falam em desmontar o elenco que fez água na Série C do Brasileiro, na qual foram eliminados no último sábado, ao caírem diante do Botafogo-SP, por 2 a 1, em Ribeirão Preto.
Já os tunantes seguem treinando ao comando do técnico Josué Teixeira, mas aguardam tão somente a decisão oficial da CBF para dispensar ou manter o grupo.
PLANEJAMENTO
A priori, 24 times participariam do campeonato. Na primeira fase, dois potes. No primeiro, Fast-MA, Rio Branco-AC, Real Noroeste-ES, São Raimundo-RR, Operário-MT, Real Ariquemes-RO, Tocantinópolis-TO e Ceilândia-DF. No segundo, Costa Rica-MS, São Raimundo-MA, Novo-MS, Anápolis-GO, Humaitá-AM, Trem-AP, Náutico-RR e Tuna. Paysandu, Clube do Remo, Vila Nova, Cuiabá, Luverdense, Atlético-GO, Manaus e Brasiliense entrariam nas oitavas de final.
Fala-se na realização do torneio no começo de 2023, mas também com poucas possibilidades de sair do papel. A grande dúvida que fica é quanto ao clube que terá o direito de entrar na Copa do Brasil em sua fase de oitavas de final, tendo como garantia uma senhora premiação. A vaga vinha sendo destinada ao campeão do torneio.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar