plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
E TOME CONFUSÃO!

Julgamento poderá mudar tudo no futebol paraense. Entenda!

Paragominas tenta provar irregularidades de atletas de que estavam em Águia e Bragantino, para se manter no Parazão. Se conseguir, diversas alterações na disputa de 2022, serão alteradas.

Imagem ilustrativa da notícia Julgamento poderá mudar tudo no futebol paraense. Entenda! camera Estrela do Norte, trofeu que é dado ao campeão paraense | Divulgação

Com o início em breve da Copa Verde, a Série B do Campeonato Paraense prestes de definir os clubes que garantirão acesso na elite do próximo ano, e mais as competições de base e futebol feminino avançando, a temporada de 2022 do futebol paraense já se aproxima do seu final. Porém, com a questão judicial envolvendo o Paragominas, muita coisa pode mudar.

Após ter sido rebaixado para a segunda divisão do futebol regional, com a segunda pior campanha geral entre os 12 participantes no Campeonato Paraense, sendo o penúltimo colocado do grupo A, o departamento jurídico do Paragominas entrou com denúncia no Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA), alegando irregularidades dos atletas Guga, do Águia de Marabá, e Hatos, do Bragantino-PA. Na esfera local, o caso logo foi arquivado e a disputa teve seu prosseguimento dentro de campo, onde culminou com o título do Clube do Remo, diante do Paysandu, no estádio da Curuzu.

LEIA TAMBÉM:

STJD decide que "caso Paragominas" volte ao pleno do TJD-PA

Caso Paragominas: clubes se manifestam após decisão do STJD

Rebaixado, Paragominas denuncia dois times no Parazão

Parazão 2023 já tem data prevista para acontecer. Entenda!

Entretanto, após decisão forma unânime na última quinta-feira (20), entre os auditores do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que todas as definições já divulgadas pelo TJD -PA sejam anuladas, se acende o sinal de alerta com relação a possibilidade de diversas modificações com relação a classificação final da competição, onde mudariam as posições dos clubes rebaixados e até mesmo de quem teve vaga conquistada para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2023, e renderia inúmeras "dores de cabeça" a diversos setores do futebol paraense como um todo.

Com a sentença do STJD, todos os processos terão um prazo de 10 para novamente serem julgados, desta vez, pelo pleno do TJD-PA. Em caso de decisão favorável ao Paragominas, ele retornará à elite estadual no próximo ano, e o clube rebaixado será o Bragantino, por conta da perda de pontos por utilizar o atleta Hatos. Outra mudança que poderá acontecer para a decisão for favorável ao alviverde da BR-010 será a ida do Castanhal para a Quarta Divisão, no lugar do Águia, por ter usado o atleta Guga.

Os atletas Guga e Hatos serão julgados pelo pleno do TJD-PA e Parazão 2023 poderá ter destino alterado
📷 Os atletas Guga e Hatos serão julgados pelo pleno do TJD-PA e Parazão 2023 poderá ter destino alterado |Reprodução/Instagram

RELEMBRE O INÍCIO DA CONFUSÃO

Para compreender melhor a história que paralisou o Parazão 2022, precisamos voltar ao Campeonato Paraense de 2021, mais precisamente no dia 2 de maio, quando Itupiranga e Tuna Luso se enfrentaram no Estádio Zinho Oliveira, em jogo válido pela ida das quartas de final, que terminou 3 a 0 para os cruzmaltinos. Aos seis minutos do segundo tempo, Hatos foi expulso após falta em Kauê. O lance foi caracterizado pelo árbitro da partida, Djonaltan Costa de Araújo (CD/PA), como excesso de força.

Uma confusão começou entre os jogadores. O atleta, em virtude da expulsão, foi julgado dia 26 de maio de 2021 pela 2ª comissão do TJD-PA (Tribunal de Justiça Desportiva do Pará), quando foi punido em cinco jogos. Sua defesa diz que apenas o Itupiranga foi informado sobre o julgamento e decisão. Tanto é que, após a sanção, Hatos ainda jogou seis partidas pelo Cametá, na disputa do Campeonato Paraense da Segunda Divisão de 2021.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias