Na expectativa pela abertura do Campeonato Paraense, suspenso no último dia 20 e que poderá ter seu inínio confirmado no julgamento que será realizado nesta terça-feira (31), no STJD, o torcedor aguarda com enorme ansiedade poder mais uma vez acompanhar o clube do coração nos diversos jogos que serão disputados. E quando se trata de Parazão, outro assunto também conta da mente da galera: a reabertura do estádio Mangueirão.
Conforme informação divulgada pelo governador do Estado, Helder Barbalho, durante o lançamento oficial do Campeonato Paraense, o novo estádio jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, será oficialmente inaugurado no próximo dia 19 de março. E o primeiro confronto será o Clássico Rei da Amazônia, entre Clube do Remo e Paysandu.
Abertura do Mangueirão faz FPF alterar rodada do Campeonato Paraense
Com ou sem barreiras: Saiba como está ficando o Mangueirão
Embora o estádio esteja já praticamente concluído, restam ainda duas etapas para que a obra fique totalmente pronta: o prolongamento da cobertura e também a instalação da pista olímpica. Procurado pela reportagem do DOL, o engenheiro responsável pela revitalização do estádio, Arnaldo Dopazo, destacou como as etapas serão realizadas.
"A cobertura será formada por 8 treliças, sendo 4 em cada lado, que apoiarão estruturas espaciais onde serão colocadas a cobertura prolongada. Essas treliças pesam entre 60 ton e 80 ton com comprimento que variam entre 50 m e 70 m. Cada treliça é apoiada em pilar principal, atirantada no contrabalanço por 2 tirantes com 31 cordoalhas cada para suportar o balanço de aproximadamente 40 m de comprimento", disse.
Galeria: Veja como está ficando o novo Mangueirão
Vídeo: DOL mostra com detalhes o novo Mangueirão
Dopazo prossegue: "Os tirantes são presos por grandes blocos de fundação e protendidos de forma gradual na medida em que as treliças são montadas. Após a montagem das treliças serão instaladas as estruturas metálicas espaciais nos prolongamentos da cobertura, aproximadamente 10m, que receberão as telhas e a manta TPO", detalhou.
CONFIRA PASSO A PASSO DA MONTAGEM DO PROLONGAMENTO DA COBERTURA
1- Execução de estacas e blocos de fundação;
2- Montagem das treliças metálicas sobre a cobertura existente;
3- Instalação dos tirantes e protensão das treliças;
4- Montagem da estrutura espacial;
5 -Instalação da manta tipo TPO.
NOVA PISTA OLÍMPICA
Com relação a pista olímpica, Arnaldo Dopazo também confirmou que ela será a última etapa da obra. E aí sim, depois do espaço estar totalmente montando e concluído em suas dimensões oficiais, a principal praça de esportes do estado do Pará terá 100% de suas obras encerradas e prontas para ser entregue a população. Antes da abertura oficial, o Mangueirão receberá dois eventos testes, que serão realizados nos dias 2 e 11 de março.
PROJETO NOVO MANGUEIRÃO
O Novo Mangueirão passa por obras de reconstrução, ampliação e modernização, gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP), desde fevereiro de 2021 e está com 97% dos serviços concluídos.
O estádio terá capacidade para 53 mil torcedores e para isso, irá reforçar a segurança com aproximadamente 600 câmeras, dentro e fora do estádio, além de biometria para entrada de torcedores no local em dia de jogos.
O projeto contempla a ampliação e modernização de todo o espaço, seguindo todas as diretrizes da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para que ele esteja adequado, seguro e tecnicamente adaptado aos jogadores, equipe técnica e, principalmente, aos seus espectadores e amantes do esporte.
VEJA TAMBÉM
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar