Contratado para reforçar o Remo nas competições de 2023, Muriqui vem causando um rápido impacto no novo clube. Ao marcar o gol da classificação sobre o Vitória-ES, na estreia da Copa do Brasil, na noite da última quinta-feira (23), o atacante ampliou sua artilharia isolada na equipe azulina neste início de temporada. Agora, ele soma três gols em quatro partidas com a camisa do Leão Azul.
"Eu fui apresentado 12h, 13h e o jogo era 19h45. Fui direto para a concentração, queria entrar no jogo, mas não tinha expectativa. Tinha acabado de chegar, treinei dois dias, só. Quando ele me chamou, a gente estava ganhando de 1 a 0, entrei e uns minutos depois tomamos o empate”, disse, em entrevista coletiva.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: Melhores momentos de Vitória-ES 0 x 1 Clube do Remo
Copa do Brasil: Remo não quer surpresas e avalia adversário
Cria da base do Madureira-RJ, o jogador de 36 anos passou por diversos clubes no início da carreira, com destaque para o Vasco (2004/2005), Paysandu (2006), Avaí-SC (2007) e Vitória-BA (2008). No entanto, foi somente depois de se destacar pelo Atlético-MG, onde marcou 11 gols na temporada 2010, que Muriqui foi contratado por um dos principais clubes do futebol asiático, o Guangzhou Evergrande, da China, onde se conquistou o status de ídolo.
Jogando pelo clube chinês, o atacante conquistou sete títulos, foi eleito melhor jogador do ano em 2011 e marcou 67 gols e deu 44 assistências em 131 atuações. Logo em sua primeira temporada na China, em 2010, Muriqui balançou as redes em 13 oportunidades. Já em 2011 e 2012, o atacante marcou 20 e 15 gols, respectivamente.
Mas o melhor ano da carreira de Muriqui, no que diz respeito ao número de gols assinalados, foi mesmo 2013. Naquela temporada, foram 25 gols marcados em 46 jogos. Além da artilharia, ele também foi eleito o melhor jogador da Liga dos Campeões da Ásia.
Desempenho que foi reconhecido pelo técnico tetracampeão do mundo com a seleção italiana, Marcello Lippi, que na ocasião comandava o Guangzhou Evergrande. Para o treinador, as qualidades ofensivas do brasileiro estavam acima de qualquer outro jogador que atuava na Ásia naquele momento - incluindo Djibril Cissé, Darío Conca e Nilmar.
“Ele pode ser considerado o melhor jogador estrangeiro da Ásia, concordo com essa opinião. No entanto, eu penso que ele ainda pode ser bem marcado se a defesa estiver concentrada. Como aconteceu na partida contra o Beijing Guoan”, afirmou Lippi.
Na época, a fama de goleador de Muriqui também fez com que ele chegasse a ser cogitado para servir a seleção chinesa, o que acabou não se concretizando devido ao fato do atleta jamais ter requisitado a naturalização.
No próximo domingo (26), Muriqui irá encarar o Cametá na quarta rodada do Parazão, às 17h, com transmissão do lance a lance pelo DOL, quando tentará ampliar seus números com a camisa do Leão Azul.
REVEJA O GOL DE MURIQUI CONTRA O VITÓRIA-ES:
VEJA TAMBÉM:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar