Belém do Pará foi palco do campeonato estadual de taekwondo, realizado na Usina da Paz, no bairro do Guamá. O torneio ocorreu no último sábado (13).
O evento, que contou com competições de kyorugui (luta) e poomsae (apresentação de golpes) em diversas categorias, desde infantil até Master, atraiu a atenção de entusiastas e praticantes da arte marcial.
A presidente da Federação de Taekwondo Desportivo do Estado do Pará (FTDEPA), Ivete Dias, faixa preta 7° Dan, elogiou o sucesso do evento e ressaltou o crescimento exponencial da modalidade no estado.
Conteúdo relacionado:
- Lutadores brasileiros brilham no UFC 300
- GP da China: onde assistir, horários e programação completa
- Atleta do Paysandu é convocada para Copa América de Regata
Com um aumento significativo no número de participantes em relação ao ano anterior, Ivete destacou o potencial dos atletas para competições nacionais e internacionais, enfatizando a importância do foco e da preparação tanto dos alunos quanto dos professores.
Entre os destaques da competição, a equipe de Rondon do Pará brilhou ao conquistar um total de cinco medalhas, sendo quatro de ouro e uma de prata.
Esta foi a segunda vez que os atletas da cidade participaram do evento em Belém, e o treinador Lorran Miranda, faixa preta 4° Dan, não poupou elogios aos seus pupilos, especialmente Enzo Pires e Emanuel Paixão, que subiram ao pódio com as medalhas de ouro e prata, respectivamente.
Quer mais notícias de esportes? acesse o nosso canal no WhatsApp
O torneio reuniu academias de diferentes regiões do Pará, com mais de 30 lutas intensas e mais de 20 participantes no Poomsae, vale destacar a batalha de Murilo, que enfrentou dois rounds desafiadores, demonstrando superação e dedicação.
Os atletas Jonathan Moreira e Kenzo Lacerda, já consagrados como bicampeões paraenses, também deixaram sua marca no campeonato, exibindo habilidades e técnica refinadas que os destacaram entre os competidores.
O CENÁRIO DO TAEKWONDO PARAENSE
Em entrevista exclusiva, mestre Orlando, faixa preta 5° Dan e responsável por conduzir os atletas da renomada Academia dos Anjos, compartilhou sua visão sobre o evento e o cenário atual da modalidade no estado.
"Este é o nosso segundo evento desde a criação da nova federação, e estamos empenhados em mostrar o trabalho excepcional que tem sido realizado com nossas crianças e adolescentes. Temos atletas de destaque que já integram a seleção brasileira", destacou o Mestre Orlando.
Ao falar sobre o futuro do taekwondo no Pará, o Mestre Orlando enfatizou a importância de dar continuidade ao desenvolvimento da modalidade.
"Precisamos perseverar e investir no taekwondo em nosso estado. Temos plena confiança e potencial para competir em pé de igualdade com os melhores atletas do Brasil", ressaltou o Mestre Orlando, demonstrando otimismo e determinação em relação ao crescimento e sucesso da arte marcial na região.
Por Ícaro Lima, aluno da turma 2021 do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar