
As Usinas da Paz (Usipaz) têm se consolidado como um dos maiores projetos sociais do Pará, levando esporte, lazer e cidadania a comunidades de todo o estado. Durante o programa “Show do esporte”, da band, uma reportagem especial foi exibida contando um pouco mais sobre vidas que estão sendo impactadas diretamente por esse projeto.
Um dos exemplos foi a Usipaz no bairro do Jurunas, em Belém que se tornou referência, reunindo atividades que vão de aulas de dança, futsal e natação até oficinas de cultura e programas de assistência social. Para muitas famílias, os espaços representam inclusão e novas perspectivas de vida.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Pará conquista título nacional de karatê na UsiPaz do Guamá
- UsiPaz Guamá abre inscrições para natação e hidroginástica
Entre os assistidos do complexo de cidadania, estão dona Sônia e de seu filho Pedro, que tem autismo. Ela conta que desde a inauguração da Usipaz no bairro onde moram, eles participam das atividades promovidas pelo espaço. Segundo a mãe, os benefícios foram muitos: Pedro passou a interagir melhor com outras crianças, reduziu a ansiedade e encontrou no judô, além da natação e de outros esportes, uma forma de desenvolvimento pessoal. O projeto, portanto, tem papel direto na transformação da rotina de jovens e suas famílias.
Atualmente, o Pará conta com 17 Usipaz em funcionamento e outras 13 em construção. A meta é alcançar 40 unidades até 2026. Os complexos oferecem cerca de 70 serviços, que vão além do esporte, incluindo cursos de culinária, empreendedorismo, cultura e saúde. O impacto vai muito além das atividades individuais, já que as iniciativas ajudam a reduzir índices de violência, fortalecendo comunidades inteiras.
Quer mais notícias de esporte? Acesse nosso canal no WhatsApp
Hydro fortalece iniciativas sociais e esportivas no estado
Parceira estratégica do governo do Pará, a Hydro é uma das empresas que apoiam a expansão das Usipaz. A multinacional norueguesa, presente no Brasil desde 2011, já contribuiu para a construção de quatro complexos e atua em mais três: em Paragominas, Tomé-Açu e Barcarena, este último em parceria com a Albras. Segundo o CEO da Hydro no Brasil, Anderson Baranov, o investimento reforça a importância da colaboração público-privada para transformar realidades locais.
Além das Usipaz, a Hydro investe em projetos voltados ao esporte profissional e de base. Recentemente, a empresa anunciou parceria com os clubes Remo e Paysandu, voltada à formação de crianças a partir de seis anos. O objetivo é usar o esporte como ferramenta de educação, disciplina e inclusão social, criando oportunidades para jovens que muitas vezes não teriam acesso a essas estruturas.
Baranov destacou que a missão da Hydro vai além da produção de alumínio sustentável e energia renovável: a empresa busca também fortalecer laços com as comunidades onde atua. “Quando apoiamos projetos sociais e esportivos, não estamos apenas mudando o presente, mas ajudando a construir uma sociedade mais justa e preparada para o futuro”, afirmou. O impacto positivo, segundo ele, já pode ser sentido tanto no cotidiano das famílias quanto na redução de índices de criminalidade nas áreas atendidas.
Confira a matéria e a entrevista completa de Baranov ao Show do Esporte:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar