
O futebol paraense ganha força em 2026 com a confirmação de uma terceira vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. A ampliação da competição foi divulgada pela CBF nesta quarta-feira, 1º de outubro, e altera a forma de classificação dos clubes locais.
Neste ano, Tuna Luso e Águia de Marabá representaram o estado. Enquanto a Águia Guerreira do Souza avançou à segunda fase da competição, garantindo presença automática no torneio de 2026, o Águia de Marabá caiu na primeira fase, mas estará na competição graças à classificação final do Parazão
Conteúdo Relacionado:
- Copa Norte retorna ao calendário nacional após 24 anos
- O novo calendário do futebol brasileiro e os impactos no Pará
Com a vaga da Lusa assegurada pelo regulamento da CBF, abre-se espaço para um terceiro clube paraense. A Federação Paraense de Futebol deve divulgar em breve os critérios que definirão quem ocupará essa posição adicional. O DOL entrou em contato com a FPF e aguarda retorno.
A Série D também terá mudanças estruturais: a competição contará com 96 clubes, aumento em relação aos 64 da edição anterior, elevando o total de partidas de 510 para 610. O campeão garantirá vaga na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte, reforçando a importância do torneio para equipes de menor expressão.

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar