O líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou neste sábado (16) que seu país está próximo de dispor de uma arma nuclear, apesar das sanções da ONU.

"Precisamos demonstrar às grandes potências nacionalistas como nosso Estado atinge o objetivo de dispor de uma arma nuclear, apesar de suas reiteradas sanções e bloqueio" declarou o ditador, citado pela agência estatal KCNA.

Para Kim Jong-un, o lançamento do míssil de médio alcance Hwasong-12, que na véspera sobrevoou o Japão antes de cair no Oceano Pacífico, foi um sucesso e "incrementou o poderio bélico nuclear" da Coreia da Norte.

Segundo especialistas, o novo míssil tinha capacidade de alcançar a ilha americana de Guam, no Pacífico. Ele percorreu uma distância de 3.700 km após ter sido disparado de um local próximo a Pyongyang. 

O lançamento ocorreu poucos dias depois de o Conselho de Segurança aprovar uma oitava série de sanções para tentar convencer o regime norte-coreano de negociar seus programas ilegais balístico e nuclear. As medidas são as mais fortes já adotadas até hoje. Elas limitam as exportações de petróleo e de produtos refinados para Pyongyang e bloqueiam a compra de produtos têxteis norte-coreanos.

(DOL)

MAIS ACESSADAS