plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
OLIMPIADAS

Apesar de restrições, bares vendem álcool em Tóquio

Apesar da proibição e toque de recolher do governo, comerciantes aproveitam a oportunidade de vendas.

Imagem ilustrativa da notícia Apesar de restrições, bares vendem álcool em Tóquio camera Reprodução

Em ruas tão estreitas que carros não passam, centenas de jovens podem ser vistos andando sem máscara. Eles e elas bebem e conversam animadamente. Nas vias repletas de bares e restaurantes próximos à avenida Meijo-dore, no bairro Shinjuku, em Tóquio, restaurantes servem álcool e ficam abertos além do horário, apesar das proibições do governo.

Shinjuku é uma das áreas preferidas pela juventude da capital e a de vida noturna mais ativa. A estação de trem local, antes da pandemia da Covid-19, era a mais movimentada do mundo, com dois milhões de passageiros por dia.

Alguns comerciantes, mais discretos, oferecem álcool apenas no interior dos bares. Mas há os que colocam as mesas na rua, sem receio de qualquer fiscalização.

O desrespeito às normas do estado de emergência deu gás aos críticos da bolha olímpica planejada pelo governo japonês para evitar o aumento do número de casos de Covid-19.

"São tentativas que não vão dar certo porque o governo quer que as pessoas aceitem mais uma restrição enquanto milhares de pessoas entram no país para a Olimpíada", afirma o advogado Kenji Utsunomiya, responsável pelo movimento "Cancel the Tokyo Olympics to protect our lives" (Cancelem a Olimpíada de Tóquio para proteger nossas vidas, em inglês), que já reuniu 457 mil assinaturas.

O estado de emergência determina, entre outras medidas, o fechamento do comércio às 20h e a proibição da venda de álcool. Nenhuma dessas duas medidas têm sido respeitadas por todos, como um passeio noturno por Shinjuku mostra.

Segundo dados da Johns Hopkins University foram registrados nesta segunda (19) 2.368 novos casos de Covid-19 no Japão. A média dos últimos sete dias é de 3.113 novos infectados.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias