plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CRIATIVIDADE NO FUTEBOL

Torneio no Japão viraliza com gols inusitados; veja!

Os lances acontecem no maior torneio de futebol estudantil do país.

Falta próxima da área, os jogadores do Takagawa Gakuen já sabem: hora de fazer a cirandinha. O lance que correu o mundo do esporte na última semana, registrado em um torneio colegial do Japão, não viralizou apenas pela forma inusitada de o time se movimentar na bola parada ofensiva mas porque a aparente brincadeira deu certo e resultou em gol. Não foi o único.

Dias depois, contra outro adversário, jogadores do Gakuen repetiram a ciranda dentro da grande área, e, ainda que o gol não tenha saído diretamente do cruzamento, os atletas aproveitaram o rebote para marcar mais uma vez. De novo, chamaram a atenção com a jogada esquisita que terminou com bola no fundo da rede.

VEJA O VÍDEO:

Quem também extrapolou as fronteiras do Japão foi Ryutsu Keizai, que demorou simplesmente 34 segundos para iniciar a corrida em uma cobrança de pênalti. Quando enfim correu para a bola, Keizai chutou com categoria, deslocando o goleiro e marcando o gol.

Lances como esses têm feito com que outros países conheçam o Campeonato Nacional de Futebol de Escolas Secundárias, competição tradicional do esporte local que reúne 96 participantes, a maioria deles colégios japoneses. Se para o exterior o torneio é uma novidade, no próprio Japão, porém, o campeonato é extremamente popular.

LEIA TAMBÉM:

+ Veja o vídeo: lutador se revolta e dá murro no rosto de juiz

+ Messi é afastado do PSG após confirmação de doença

+ Mundial de Clubes: desistência pode facilitar vida do Verdão

Transmitido na TV aberta, angaria por vezes mais audiência do que jogos da J-League, a primeira divisão do futebol nacional, que tem suas partidas televisadas somente em canais a cabo.

Informações sobre as disputas entre colégios constam no site da Federação Japonesa de Futebol, com registros das partidas, atletas inscritos e estatísticas.

O Campeonato Nacional de Futebol de Escolas Secundárias é disputado desde 1917, mais antigo até do que a Copa do Imperador, competição profissional que ocorre há mais tempo no Japão. O torneio colegial só foi interrompido pela Segunda Guerra e está em sua centésima edição.

Os gols que foram reproduzidos por programas esportivos de todo o planeta nos últimos dias mostram arquibancadas com bom público e torcedores uniformizados. Um ambiente que remete aos torneios universitários dos Estados Unidos. Jogadores que se destacam na disputa colegial podem ganhar contratos em clubes profissionais do país. Foi o que aconteceu, por exemplo, com Shinji Okazaki, atacante que disputou três Copas do Mundo com a seleção japonesa e foi campeão inglês com o Leicester City na temporada 2015/16.

"É uma competição capaz de mudar a vida de quem aspira a jogar nesse estágio [profissional]", disse Okazaki, hoje com 35 anos, ao site da federação japonesa.

Dividido em três categorias (colegial masculino, colegial feminino e sub-18 feminino) e com jogos de 80 minutos (40 em cada tempo), o torneio tem ingressos a cerca de R$ 244 para as semifinais e finais, que ocorrerão na próxima semana. A decisão acontece no dia 10, no Estádio Olímpico de Tóquio, que sediou as cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas e das Paralimpíadas, disputadas no ano passado.

ASSISTA TAMBÉM: “Eu sabia que não seria um trabalho fácil”, diz técnico do United após derrota

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias