
Há menos de um mês para o início da Copa do Mundo do Catar, muito se fala sobre o local, que pela primeira vez, receberá um evento desse porte. Conhecido como um país luxuoso e muito quente, o mundial promete ser também de grandes avanços tecnológicos. A cidade símbolo do mundial, Lusail, por exemplo, foi construída do zero.
Uma das novidades do torneio, são as cidades sede próximas umas das outras, ou seja, os torcedores, caso quiserem e ou puderem, conseguirão assistir todas as partidas de dentro do estádio. Inclusive, o Estádio de Al Bayt, na cidade de Al Khor, contará com um hotel para turistas.
BURLANDO O CALOR
Se engana quem pensa que as novidades param por aí. Por conta do clima quente do país, foi desenvolvida uma nuvem artificial para refrescar os espectadores. Ela vai funcionar a partir de Drones que sobrevoarão os campos disparando um composto de hélio para formar nuvens. Além de refrescar o ambiente, a tecnologia ajuda a filtrar os raios solares.

As cidades também contarão com zonas de refrigeração extra, ou seja, bares, restaurantes, hotéis e muitos locais serão refrigerados em até 23°C. No entanto, existem zonas de “frio” em ambientes externos das cidades, como praças, por exemplo.
LEIA TAMBÉM:
+ Copa do Mundo deve gerar vendas de R$ 1,48 bilhão
+ Influenciador paraense representará o Brasil no Catar
+ Copa do Catar 2022 terá áreas para "curar" bebedeira
CIDADE DO FUTURO
Citada no início da matéria, a cidade de Lusail, construída do zero para receber a Copa do Mundo, será a grande inovação do país. Nela os turistas poderão gozar de: iluminação especial, sistema de resfriamento, sinalização de última geração, rotas bem planejadas, estacionamento subterrâneo, táxi aquático, ilha artificial, hotel flutuante e muito mais.

BOLA MAIS RÁPIDA
Do ponto de vista esportivo, até a bola que será utilizada nos jogos, a Al Rihla, é diferenciada. O objeto será o mais rápido da história.

O revestimento da Al Rihla conta com a tecnologia speedshell, que tem por fim aumentar a aerodinâmica, além de contar com sistema de retenção total do calor, sem variar a temperatura interna dela. Ela provavelmente significará grande dificuldade aos goleiros das seleções, quem sabe um nova e famigerada "Jabunali", utilizada na Copa da África - 2010.
É SÓ AGUARDAR
Inovações à parte, o espetáculo será para as seleções e os grandes atletas que nelas atuam. A partir do dia 21 de novembro, os mesmos, assim como os turistas, pisarão em solo catari para protagonizar o que promete ser um dos maiores torneios de futebol da história.
*Com informações de Anafisco e GZH
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar