plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PASSADA DE PANO?

Barcelona não será punido por escândalo de arbitragem

Clube catalão fez pagamentos a uma empresa de propriedade do então vice-presidente da Comissão Técnica de Árbitros da Real Federação Espanhola de Futebol

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Barcelona não será punido por escândalo de arbitragem camera No período da acusação foram 32 pênaltis a favor e nenhum contra | Reprodução/Twitter

A rádio SER Catalunya divulgou nesta quarta-feira (15) que a Procuradoria de Barcelona (Espanha) investiga o clube Barcelona por pagamento 1,4 milhão de euros (R$ 6 milhões na cotação da época) a um vice-presidente da comissão de arbitragem entre 2016 e 2018. Entretanto, mesmo se houver culpa, o clube não será punido esportivamente. É o que diz Javier Tebas, presidente de La Liga.

O cartola afirmou que o caso já prescreveu do ponto de vista desportivo. A declaração veio por meio de um vídeo divulgado nos canais oficiais de La Liga.

"Temos que deixar claro que não é possível dar sanções disciplinares desportivas porque se passaram cinco anos, e estas sanções prescrevem após três anos dos fatos. A nível esportivo não é possível, outra coisa é no âmbito da jurisdição penal, onde a acusação está sendo investigada e se pode haver um possível delito de corrupção", afirmou o presidente de La Liga.

Tebas acrescentou que os próximos passos dependem da Procuradoria de Barcelona. Se o assunto for levado aos tribunais, La Liga comparecerá como promotoria privada. Senão, o caso será arquivado para o Campeonato Espanhol.

ENTENDA A ACUSAÇÃO

O Barcelona fez os pagamentos a uma empresa de propriedade de José María Enríquez Negreira, então vice-presidente da Comissão Técnica de Árbitros da Real Federação Espanhola de Futebol. Ele comandou a comissão entre 1994 e 2018. A empresa se chama DASNIL 95 SL.

No total, os pagamentos foram: 532.728,02 euros em 2016; 541.752 em 2017 e 318.200 em 2018.José María e seu filho já prestaram depoimento ao Ministério Público. O ex-vice presidente da Comissão de Árbitros alegou que jamais houve tratamento favorável ao Barcelona e que os pagamentos eram referentes a um trabalho de assessoria para explicar aos jogadores como eles deveriam se comportar diante dos árbitros.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo

    Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

    Últimas Notícias