plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
RIVALIDADE NA FINAL

Maior clássico mundial: Brasil x Argentina na Copa de Futsal

Seleções sul-americanas protagonizam mais um capítulo de rivalidade histórica em busca do título na Copa do Mundo de Futsal, neste domingo (6), no Uzbequistão.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Maior clássico mundial: Brasil x Argentina na Copa de Futsal camera Jogadores brasileiros comemoram gol na Copa do Mundo de Futsal. | Leto Ribas/CBF

Brasil e Argentina disputam neste domingo (6) o que promete ser um jogo marcante na trajetória do futsal. Rivais históricos também nas quadras, os países vão decidir a Copa do Mundo da modalidade, em Tashkent, no Uzbequistão -a partir das 12h (de Brasília), com transmissão de Globo, SporTV, CazéTV, ge e Fifa+.

Segundo o goleiro argentino Nico Sarmiento, "é, sem dúvida, o maior jogo da história do futsal". "É também o jogo dos sonhos para o mundo inteiro. Argentina x Brasil é o maior clássico do mundo, todo o mundo quer ver. O maior dos rivais, dois grandes times, o maior título do futsal em disputa... Vai ser muito, muito, especial estar em um jogo como esse", afirmou.

CONTEÚDO RELACIONADO

Atual campeã mundial de futebol, a Argentina é também uma potência do futsal e está em sua terceira decisão consecutiva. Vencedora em 2016, foi vice em 2021 -o torneio, como tantos outros, foi atrasado em um ano em meio à pandemia de Covid-19-, mas não sem antes ter derrubado o Brasil nas semifinais.

Quer mais notícias de esportes? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

Já a seleção verde-amarela, dona de cinco dos nove troféus disputados desde a criação do Mundial, em 1989, está de volta à final pela primeira vez desde 2012. Há 12, anos, um gol de Neto a 19 segundos do fim da prorrogação deu ao time a vitória por 3 a 2 sobre a Espanha e o título, na Tailândia.

Aquela equipe ainda contava com Falcão, então com 35 anos, autor de um dos gols da final, e outros atletas experientes. Houve após a conquista uma inevitável reformulação, e foi somente após mais de uma década que a formação brasileira retornou à decisão, inédita, um clássico contra o maior rival.

"É um momento especial para a seleção. O que a gente está colhendo hoje não é o trabalho deste ciclo, é um trabalho longo, de resiliência, também de muitos desafios. Conseguimos conquistar a confiança do nosso torcedor, que tem sofrido muito com a nossa seleção de futebol. Essa sinergia aconteceu. E, quando temos essa sinergia, temos energia", discursou o técnico Marquinhos Xavier.

"A Argentina está sempre no nosso caminho, é do nosso continente, temos muitas partidas ao longo do ano em torneios sul-americanos. Enfim, é um jogo sul-americano", acrescentou o comandante. "Preparem o coração, porque será muito forte a partida. São dois adversários com uma rivalidade imensa."

RIVALIDADE E EQUILÍBRIO CRESCENTES

Essa rivalidade tem um capítulo recente, a final da Copa América, disputada em fevereiro. Na ocasião, após derrotas seguidas para a formação alviceleste, o Brasil conseguiu uma dura vitória por 2 a 0, em Luque, no Paraguai. A vantagem era mínima até os instantes finais, quando os argentinos apelaram ao goleiro-linha e levaram o segundo gol.

"Temos esse retrospecto legal deste ano em cima deles. Eles são um time que sabe jogar com a bola e sabe marcar bem. E o Brasil tem aquele gingado, aquela diferença. Era a final que o mundo queria ver, com Brasil e Argentina. Então, acredito que vá ser um grande jogo", afirmou o ala Leandro Lino.

O também ala Arthur foi outro a tecer elogios ao adversário. Segundo ele, "está cada vez mais difícil ganhar da Argentina". Após uma série de declarações respeitosas, o camisa 12 não resistiu e pôs para fora seu sentimento em relação ao duelo na Humo Arena. "É guerra: quem quer matar precisa estar pronto para morrer".

VEJA MAIS:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo

    Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

    Últimas Notícias