
Dentro e fora de campo, o respeito deve prevalecer independente do gênero. Porém, ainda em 2025, muitas mulheres não se sentem confortáveis no esporte sendo sexualizadas seja pela roupa ou por alguns gestos durante os jogos.
A meio-campista alemã Lena Oberdorf, do Bayern de Munique, fez críticas às postagens sexistas que viralizam nas redes sociais durante e após jogos do futebol feminino.
Lena citou episódios que aconteceram com ela. Levantar a camisa para secar o suor do rosto se tornou algo que a atleta tem tentado evitar.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- CBF define confrontos da Supercopa Feminina de 2025
- CBF quer Belém como uma das sedes da Copa feminina de 2027
Ficar caída tempo depois no gramado também se tornou um problema. A atleta relatou que passou a tomar cuidado até na maneira como cai no gramado para evitar filmagens e fotos sexistas.
"Quando entro no TikTok depois dos jogos, vejo centenas de edições. Se levanto minha camisa para limpar o suor, logo aparecem cinco edições com música sexy. Às vezes, quando estou no chão, penso: 'Essa posição não é favorável'. Nós evitamos cair porque queremos continuar jogando, mas isso se tornou um problema para mim. [...] Muitas pessoas dão zoom quando você está deitada. Certa vez, vi um vídeo de um homem na arquibancada do Wolfsburg ampliando a imagem no celular enquanto as jogadoras se alongavam.", disse em entrevista ao Podcast Popcorn und Panenka.
QUEM É LENA OBERDORF?
Lena Oberdorf tem 23 anos e atualmente defende o Bayern de Munique. A jogadora é considerada uma das principais meio-campistas do futebol mundial.
Ela construiu toda a sua ainda curta carreira no futebol alemão. Ela foi revelada pelo Essen e logo se transferiu para o Wolfsburg, um dos principais times do cenário mundial no futebol feminino.
Quer mais notícias de esporte? Acesse nosso canal no WhatsApp
A passagem pelo Wolfsburg rendou bons frutos. Oberdorf foi eleita a melhor jogadora jovem da Champions League na temporada 2022/23 e disputou as Copas do Mundo de 2019 e 2023. Em 2022 marcou presença no time ideal da Fifa.
Oberdorf chegou ao Bayern de Munique recentemente, mas sofreu lesão séria. A meio-campista rompeu o ligamento cruzado do joelho e ainda está se recuperando do problema.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar