
Em meio ao conclave, que levou milhares de fiéis à Praça de São Pedro, nos últimos dias, outra multidão acompanhava dezenas de jogos de tênis no Foro Itálico, a poucos quilômetros do Vaticano. Um dos maiores fãs de tênis do pequeno país não pôde acompanhar as partidas do Masters e do WTA 1000 de Roma: o cardeal americano Robert Prevost.
Na última quinta-feira (8), o religioso foi eleito o novo papa, a suceder Francisco. E, apesar do fim do conclave, no qual os cardeais se mantêm sem contato com o “mundo lá fora”, o agora papa Leão XIV deve continuar alheio aos resultados do saibro italiano. Novas e grandes responsabilidades vão manter o líder cristão longe das quadras.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Papa Leão XIV: quais serão seus maiores desafios à frente da Igreja católica?
- Papa Leão XIV será convidado para a COP 30 em Belém
- Leão XIV faz primeira missa como papa e fala de "ateísmo prático".
- Papa Leão XIV: quais serão seus maiores desafios à frente da Igreja católica?
Curiosamente, o novo papa já havia “reclamado” da falta de tempo para praticar seu esporte favorito em 2023, quando foi nomeado cardeal por Francisco. “Eu me considero um tenista bastante amador. Desde que saí do Peru, tive poucas oportunidades de praticar, por isso estou ansioso para voltar à quadra”, disse, entre risos, o então cardeal Prevost. “Não que esse novo emprego tenha me deixado muito tempo livre para isso até agora.”
EM ENTREVISTA
Na entrevista ao site Augustinian Order, em setembro daquele ano, ele mencionou o tênis como seu esporte favorito ao ser questionado sobre o que gosta de fazer em seu tempo livre.
“Também gosto muito de ler, fazer longas caminhadas e viajar, conhecendo e desfrutando de lugares novos e diversificados. Gosto de relaxar com os amigos e conhecer uma ampla gama de pessoas diferentes. Pessoas diferentes podem melhorar muito nossas vidas”, completou o novo papa.
Pope Leo XIV, a Chicago native, is reportedly a Cubs fan. 😁
— CHGO Cubs (@CHGO_Cubs) May 8, 2025
Via @ABC pic.twitter.com/7S31Cpqc13
QUAL O TIME DO CORAÇÃO DO PAPA
O novo líder da Igreja Católica, vem gerando diversas curiosidades no público. Entre elas está o time para o qual o americano torce no beisebol. Natural de Chicago, Robert Prevost, nome do pontífice, tem sido motivo de disputa entre os rivais Chicago Cubs e Chicago White Sox, os dois times de beisebol da cidade.
Nas redes sociais, o White Sox aproveitou para fazer uma postagem brincando com a preferência do papa. Na publicação, a franquia desejou parabéns e colocou um vídeo do irmão de Leão XIV afirmando que o novo líder da Igreja Católica é torcedor do time. “A família sempre sabe o que é melhor, e parece que a torcida de longa data do papa Leão XIV se aproxima um pouco mais da 35th Street com a Shields”, disse o time.
O canal ABC, veículo de grande repercussão nos Estados Unidos, trabalha com uma versão de que Prevost é na verdade torcedor do Chicago Cubs. A equipe, também em suas redes sociais, reivindicou a preferência do papa e felicitou Leão XIV.
Apesar da divertida disputa que tomou conta das redes sociais dos torcedores das duas equipes, Robert Prevost, de 69 anos, possui uma relação com o esporte diferente da adotada pelo papa Francisco, que era torcedor fanático e declarado do San Lorenzo, da Argentina.
WHITE SOX
O Chicago White Sox conquistou três títulos da World Series em 1906, 1917 e 2005, além de títulos da Liga Americana em 1955, 1994 e 2005, e da Divisão Central em 2005, 2006, 2008, 2021, 2022 e 2023. Já o Chicago Cubs, conhecido pela histórica seca de 108 anos sem títulos, encerrada com a conquista da World Series em 2016, soma três títulos da MLB em 1907, 1908 e 2016.
O americano de 69 anos ocupava o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos antes de ser eleito papa. Com ascendência francesa, espanhola e italiana, é formado em Matemática e Teologia, além de ter estudado Filosofia. Ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho, em St. Louis, em 1977, mas também tem nacionalidade peruana por ter vivido por quase duas décadas no país andino, onde iniciou a carreira como missionário agostiniano e chegou a bispo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar