Quando o volante Geovane foi anunciado como reforço do Paysandu, as reações dos torcedores de seu ex-time, o Ceará-CE, se dividiram entre lamentações e indiferença. Na Curuzu, o meio-campista de cara se encaixou no time e virou titular. Mais do que isso, ele ganhou boa parte da Fiel com suas atuações.

“Cheguei aqui e me senti em casa logo no primeiro dia. Vesti a camisa e não é à toa que a torcida abraçou”, comentou o jogador, ainda durante o Campeonato Paraense quando perguntado dessa relação com a Fiel.

Geovane garante que esse sentimento é recíproco, que já tem um carinho legítimo pela torcida do Papão. “Posso dizer para eles que não vai faltar empenho, raça e vamos sair felizes no final do ano. Vamos em busca do nosso acesso”, garante.

A busca pelo principal objetivo do ano ganhou algumas peças no caminho pela troca de comando recente. Não há questões sobre a qualidade de Márcio Fernandes ou Marquinhos Santos, e sim sobre a mudança nesse estágio da temporada. A estreia na Série C, vitória de 2 a 1 de virada sobre a Aparecidense-GO, foi bem mais sofrida do que deveria ter sido, com os três pontos só saindo após um pênalti mal marcado para o Paysandu.

Em entrevista exclusiva ao Bola, Geovane fala dessa relação rápida com a torcida e o bom momento que vem vivendo na Curuzu.

P Te surpreendeu esse encaixe tão rápido no time? Qual a explicação para isso?

R Quem me conhece sabe o quanto eu me dedico dia após dia. Por isso, estou sempre preparado. Fico muito feliz com a confiança que o professor Márcio Fernandes depositou em mim, além de agora o Marquinhos Santos estar fazendo o mesmo. Os meus companheiros também sempre me deixaram à vontade, sempre ouvi conselhos. Precisamos ter personalidade e nunca se esconder do jogo.

P A torcida também tem tido uma resposta muito boa às suas atuações. Tens sentido isso no dia a dia ou nas redes sociais?

R Fico feliz com o carinho do torcedor, já falei que isso é recíproco. Vou retribuir isso dando o meu melhor além do limite, para conseguir nossos objetivos durante a temporada. Sempre busco melhorar e não posso me iludir com elogios ou me abalar com críticas.

P Muitos torcedores do Ceará não entenderam tua saída. Você já entendeu?

R Tudo tem um motivo. Agradeço o tempo em que estive no Ceará, ainda tenho contrato no clube. Aprendi muito no Vozão e tenho carinho, sempre estarei torcendo pelo sucesso do Ceará.

P Por outro lado, vir para o Paysandu e ter mais tempo em campo pode ter consequências positivas para a sequência da tua carreira?

R Com certeza. Atuar no Paysandu é uma honra e privilégio. Quero viver isso aqui todos os dias e sempre evoluir, para dar alegrias aos torcedores.

Elenco de 2023 em constante mutação

Além da Série C do Campeonato Brasileiro, o Paysandu espera pela confirmação por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) das datas das duas partidas decisivas da Copa Verde. Paysandu e Goiás-GO se enfrentarão pelo título e, principalmente, pela quota de ida diretamente para a terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.

Para esses dois jogos, o Paysandu terá um elenco bem menor do que aquele que está em atividade no Brasileirão. Por causa das regras de inscrição do torneio, praticamente todos os contratados de um mês para cá não poderão jogar a decisão, seja pelo fim do prazo de inscrição ou porque já haviam defendido outros clubes no torneio. Para piorar, o clube bicolor dispensou dez jogadores de dez dias até aqui.

Segundo o Regulamento Geral de Competições da Copa Verde, a data-limite para a inscrição de novos jogadores foi o dia 3 de março. Portanto, os atletas que chegaram depois desta data não podem participar da disputa.

Ari Barros e Marquinhos Santos seguem avaliando o plantel bicolor para definir novas dispensas e reforços
📷 Ari Barros e Marquinhos Santos seguem avaliando o plantel bicolor para definir novas dispensas e reforços |Jorge Luis Totti/PSC

O executivo de futebol do Papão, Ari Barros, deixou claro que a reformulação do elenco é um processo sem volta, e que a chegada do técnico Marquinhos Santos deve acelerar essa situação. A possibilidade de saídas de mais atletas é real para que outros cheguem para reforçar, no entanto dificilmente mais alguém será dispensado antes da decisão da Copa Verde.

“A reformulação, desde minha chegada, é real e não tem como esconder. Temos 23 atletas à disposição para a Copa Verde. Na Série C vamos pensar jogo a jogo, além de não podemos atropelar as coisas após a chegada do Marquinhos. É preciso calma e controle para manter o planejamento. Acredito que do jeito que estamos fazendo o trabalho podemos ter os resultados esperados”, explicou Barros.

A busca de reforços passa também pelas mãos do treinador, assim como vinha sendo feito com Márcio Fernandes. Na apresentação oficial do novo treinador, na última quinta-feira, o executivo bicolor garantiu que a relação com o novo comandante é de total confiança e que a busca pelo acesso no Campeonato Brasileiro é uma obsessão e quem estiver na Curuzu tem que tratar o tema dessa forma.

“Depositamos total confiança no Marquinhos, um profissional totalmente preparado e que vive o clube no dia a dia”, disse Barros. “O preço é alto para chegar aos objetivos e estamos dispostos a pagá-lo”, conclui.

FIQUE POR DENTRO!

Quem pode jogar a decisão da Copa Verde?

Goleiros: Thiago Coelho, Gabriel Bernard e Cláudio Vitor

Zagueiro: Genilson, Naylhor, Wanderson e Iarley

Lateral-direito: Samuel Santos

Lateral-esquerdo: Eltinho e Juan Pitbull

Volantes: João Vieira, Paulo Henrique e Éric

Meias: Gabriel Davis, João Pedro, D’Agostino, Fernando Gabriel e Rikelton

Atacantes: Bruno Alves, Vicente, Stéfano Pinho, Roger, Alex Matos, Dalberto e Mário Sérgio

Quem não pode jogar a Copa Verde?

Goleiro: Alan

Zagueiro: Filemon

Laterais: Edilson e Igor Fernandes

Volantes: Geovane, Kelvi e Arthur

Meias: Juninho e Leandrinho

Atacantes: Vinícius Leite, Luis Phelipe e Gabriel Furtado.

Quem saiu em 2023?

Goleiro: Victor Souza

Zagueiro: Henríquez Bocanegra

Laterais: Igor Bosel, Juan Tavares e Éric Vieira

Volantes: Rithely, Jímenez, Bileu e Léo Baiano

Meias: Ricardinho e Robert Hernández

LEIA TAMBÉM: "Super Mário" figura no Top-6 de artilheiros do Brasil

O volante encaixou no time e virou titular bem rápido Foto: John Wesley/PSC

MAIS ACESSADAS