plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PESQUISA PERIGOSA

Documento aponta: Sars-Cov2 pode ter surgido em laboratório

Especula-se que o laboratório fazia pesquisas perigosas e inseriu a proteína da Sars-Cov2 em um coronavírus de morcego.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Documento aponta: Sars-Cov2 pode ter surgido em laboratório camera A notícia da divulgação do documento sobre a origem do Sars-Cov2 foi noticiada pelo Wall Street Journal | (Getty/Getty Images

De acordo com um relatório confidencial, produzido pela US Department of Energy (DoE), o surgimento do vírus Sars-Cov2 estaria relacionado com um vazamento de laboratório, ocorrido no instituto de virologia de Wuhan, na China.

O documento foi enviado diretamente para a Casa Branca dos EUA. O DoE tem bastante relevância no meio acadêmico, já que está sob a tutela de grandes laboratórios americanos, como o Lawrance Livermore e o Los Alamos. A notícia da divulgação do documento sobre a origem do Sars-Cov2 foi feita pelo Wall Street Journal e causou alvoroço nas redes sociais.

A hipótese de que o vírus que originou a covid-19 surgiu em um acidente de Laboratório em Wuhan não é nova. Desde 2021 algumas investigações apontam diversas suspeitas sobre o instituto chinês[D1] .

Especula-se que o laboratório fazia pesquisas perigosas e inseriu a proteína da Sars-Cov2, num coronavírus de morcego. Os cientistas que trabalharam neste estudo não seguiam normas internacionais de segurança, e mexiam com o coronavírus de forma irregular, o que poderia explicar o vazamento do Sars-Cov2.

E diferente do que se possa pensar, este tipo de pesquisa é comum em diversos laboratórios do mundo. Em outubro de 2022 pesquisadores da Universidade de Boston criaram uma nova variante do Sars-Cov2, misturando partes da Ômicron e da primeira variante, que deu início a pandemia em Wuhan.

Este tipo de pesquisa é chamado de “ganho de função”. O governo Obama, em 2014, baniu estudos relacionados a ganho de função, por considera-los perigos demais. No entanto, na gestão Trump, eles foram liberados novamente.

A versão final do documento sobre o surgimento do Sars-Cov2 ainda não foi enviado para Biden, mas o presidente dos EUA já afirmou que os estudos envolvendo ganho de função em vírus vão continuar.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias

    Leia mais notícias de Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias