plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
RELATÓRIO NOS EUA

Deputados afirmam que coronavírus saiu de laboratório

Documento do Partido Republicano sustenta que cientistas manipulavam o vírus em Wuhan, o que é negado por autoridades chinesas

Imagem ilustrativa da notícia Deputados afirmam que coronavírus saiu de laboratório camera Instituto de Virologia de Wuhan | Thomas Peter/Reuters

Mesmo após mais de dois anos da pandemia do novo coronavírus no mundo, uma comissão de cientistas ainda procuram saber a origem do vírus. E, agora parece que as autoridades já encontraram uma resposta para muitas desconfianças a respeito da doença. Em abril desse ano, Joe Biden ordenou que as agências de inteligência americanas acelerassem sua busca pelas origens do vírus, inclusive se houve mesmo um possível vazamento de um laboratório.

Nesta segunda-feira (3/8) o Partido Republicano dos Estados Unidos divulgou através de um relatório para a imprensa, várias vidências que prova que o vírus que causou a pandemia de covid-19 vazou de um centro de pesquisa chinês, diz um trecho do relatório. A conclusão do relatório ainda não foi checado pelas agências de inteligência do país.

O relatório também citou "ampla evidência" de que os cientistas do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, auxiliados por especialistas americanos e fundos do governo chinês e americano estavam trabalhando para modificar os coronavírus para infectar humanos e que tal manipulação poderia ser escondida.

LEIA TAMBÉM!

O deputado Mike McCaul, o principal republicano no Comitê de Relações Exteriores da Câmara, divulgou o relatório da equipe republicana do painel. Ele pediu uma investigação bipartidária sobre as origens da pandemia, que matou 4,4 milhões de pessoas em todo o mundo.

A China nega que um coronavírus geneticamente modificado vazou do laboratório de Wuhan, onde os primeiros casos da doença foram detectados em 2019.

Outros especialistas suspeitam que a pandemia foi causada por um vírus animal provavelmente transmitido a humanos em um mercado de frutos do mar próximo ao Instituto de Virologia de Wuhan.

"Agora acreditamos que é hora de descartar completamente o mercado úmido como a fonte", disse o relatório. "Também acreditamos que a preponderância das evidências prova que o vírus vazou da IVW [Instituto de Virologia de Wuhan] e que o fez em algum momento antes de 12 de setembro de 2019."

Uma fonte familiarizada com as avaliações de inteligência atuais disse que a comunidade de inteligência dos EUA ainda não chegou a uma conclusão definitiva se o vírus veio de animais ou do instituto.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias