O HB20 (ano 2017) é o veículo com menor índice de desvalorização no varejo de seminovos no país no primeiro semestre do ano.

 Segundo levantamento na plataforma Auto Avaliar, com base nas transações realizadas entre 3,5 mil concessionárias e 30 mil lojistas multimarcas, o valor de mercado do automóvel, mesmo em meio à crise econômica causada pela pandemia da covid-19, ficou quase estável entre janeiro de junho de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019. 

No primeiro semestre do ano passado, o preço médio de comercialização do veículo foi de R$ 30.581, enquanto, neste ano, o valor ficou em R$ 30.545, uma variação de 0,1% no período.

Os modelos 2016 e 2015 do HB20 aparecem logo abaixo na lista dos seminovos e usados que menos se desvalorizaram no período, com variação de preço de 0,5% e 0,8%, respectivamente (confira abaixo lista completa).

 Segundo JR Caporal, CEO da Auto Avaliar, embora varejo de automóveis tenha sido afetado amplamente pela queda da atividade econômica este ano, o mercado brasileiro é bastante sólido e tem demonstrado grande resiliência no período.

“Vale destacar que as negociações pela internet têm sido boas alternativas para concessionárias e lojistas neste momento”, diz.

 “O fato de um veículo seminovo praticamente não se desvalorizar de um ano para outro deixa o consumidor mais confortável para comprar um novo modelo, mesmo em tempos de pandemia”, acrescenta Caporal, CEO da Auto Avaliar. 

Os veículos seminovos e usados que menos perderam valor de mercado no semestre

Veja
os modelos de seminovos e usados que menos se desvalorizaram
📷 |DOL

Tabela mostra quanto a concessionária paga no usado

 Para auxiliar os consumidores no momento da negociação de troca de um veículo usado por outro modelo, a Auto Avaliar e a Fundação Getúlio Vargas, por meio do Instituto Brasileiro de Economia, (FGV IBRE), disponibilizam a única tabela transacional no Brasil de preços de veículos usados com valores praticados no varejo automotivo. São valores efetivos de transações realizadas entre consumidores e revendedores de veículos, seja na venda como na compra do bem.

 O sistema de precificação foi criado a partir da base de dados da AutoAvaliar, que inclui o monitoramento de 720 mil automóveis comprados anualmente pelas concessionárias cadastradas na plataforma, além dos mais 180 mil automóveis seminovos comercializados todos os anos no pregão online da companhia. A ferramenta cruza dados de comercialização de automóveis em mais de 3,5 mil concessionárias e cerca de 30 mil revendedores multimarcas no Brasil cadastradas na Auto Avaliar.

 Também fazem parte dessa complexa base de cálculo as cerca de 2 milhões de avaliações realizadas por ano pelo aplicativo da empresa. O sistema traz recursos para consultas rápidas de preços, incluindo detalhes sobre o veículo que as demais tabelas do mercado não possuem, tais como preços de seminovos praticados em cada região do Brasil, opcionais do automóvel, quilometragem e muitos outros itens.

 A proposta da tabela é mostrar ao consumidor todas as variáveis de preço transacionais que envolvem a avaliação de um automóvel seminovo ou usado feito pelas concessionárias ou lojistas multimarcas no momento de troca. A ideia é também oferecer novas alternativas ao mercado brasileiro, justamente para facilitar a tomada de decisão de compradores e vendedores.

 O acesso é gratuito e pode ser feito no https://tabela.autoavaliar.com.br/.

Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS