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SEGURANÇA

Pneu de van escolar precisa de cuidados reforçados

Entenda as diferenças de um pneu fabricado para carros de passeio diante de um pneu produzido para ser usado em veículos utilitários

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Pneu de van
escolar precisa de cuidados reforçados
📷 |Divulgação

Todo início de ano, vale sempre alertar pra importância de se verificar os principais itens do veículo. Mas como fazer reparos nos comerciais leves, se naturalmente, quando estão parados, eles significam falta de faturamento para o proprietário?

No caso das vans escolares, por exemplo, os momentos de reparo acabam ocorrendo durante as férias, sendo que um dos principais itens que deve ser verificado é o pneu.

Pneu de van
escolar precisa de cuidados reforçados
📷 |Divulgação

E no caso de vans, furgões e utilitários de serviço, é muito importante ver se as características do pneu atendem àquele veículo. Entre os itens que devem ser verificados, além da medida correta conforme a indicação do manual, estão pressão máxima, tipo de piso mais utilizado e capacidade de carga e de velocidade – informações que podem ser encontradas no costado lateral.

As diferenças entre os pneus fabricados para carros de passeio diante dos pneus de serviço estão nos tipos de compostos utilizados e na maneira que eles são fabricados. Pneus elaborados pra trabalhar com carga têm desenho especial na banda de rodagem (que facilita a dispersão da água) e uma na carcaça desenvolvida para as necessidades do veículo. Outros diferenciais são ombros maiores e mais largos, que geram um desgaste mais equilibrado e uma melhor distribuição da pressão na banda de rodagem.

De acordo com Leonardo Tobias, instrutor de treinamento da DPaschoal, é muito importante fazer a conferência antes de adquirir um pneu: “Às vezes o modelo até se encaixa perfeitamente na roda, mas se a aplicação estiver errada pode ocorrer um desgaste prematuro por conta da sobrecarga ou até mesmo estourar e ocasionar um acidente”.

Pneu de van
escolar precisa de cuidados reforçados
📷 |Divulgação

Então, é preciso redobrar a atenção principalmente se encontrar uma promoção com preços abaixo do normal ou comprar na internet sem identificar a aplicação correta. Aqui vão também algumas recomendações para a hora da troca:

MONTAGEM E DESMONTAGEM

• A utilização de derivados de petróleo não é recomendada e danifica a borracha.

• Sempre verificar o interior do pneu, para se certificar de que pequenos objetos e resíduos não ficaram alojados dentro do pneu na hora da montagem, evitando o estouro da câmara de ar.

PESAGEM

• A pressão correta com que os pneus devem ser calibrados é determinada pela carga. A pesagem é uma prática importante pra verificar a carga total a qual os pneus estão submetidos em cada posição. Então, consulte a tabela de pressão pra determinar a calibragem ideal dos pneus.

PRESSÃO DOS PNEUS

• A calibragem dos pneus deve ser verificada periodicamente no mais curto espaço de tempo possível. E deve ser feita com calibradores aferidos e sempre com os pneus frios.

AROS E RODAS

• Utilize sempre as rodas recomendadas para cada tamanho de pneu. As rodas, os aros e os anéis devem ser periodicamente inspecionados (procurar amassamentos, trincas, empenamentos etc) e limpos, pra evitar danos.

NÃO ESQUEÇA

· Sempre substitua os pneus por outros da mesma medida recomendada pelo fabricante do veículo;

· No caso de pneus com câmara, é recomendável a troca da câmara e do protetor;

· Faça a substituição da válvula quando for montar um pneu novo;

· Verifique se o desenho da banda de rodagem, o índice de carga e o símbolo de velocidade são compatíveis com o recomendado pela montadora ou com o tipo de serviço do veículo;

· Nunca monte pneus de dimensões ou construções diferentes num mesmo veículo, exceto quando indicado pela montadora;

· Nunca misture pneus de marcas, medidas, tipo de construção (radial ou convencional) ou desenhos da banda diferentes, assim como pneus novos com usados no mesmo eixo do veículo;

· E não deixe de realizar o balanceamento e o alinhamento.

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