O sonho dos apaixonados por carros é obter conforto, segurança e, principalmente, mais economia. Por isso, na hora de escolher um carro, essas vantagens contam muito e fazem toda a diferença para os amantes de direção. Porém, é preciso ficar antenado nas novidades e mudanças.
Já ouviu falar na válvula ORVR (onboard refueling vapor recovery ou sistema de recuperação de gases, em português)? Trata-se de um equipamento obrigatório que estará presente em 100% dos carros novos a gasolina, a etanol e flex comercializados no Brasil em 2025.
A ORVR encarece a produção dos veículos, mas por outro lado reduz o consumo de combustível e traz outros benefícios, como preservar a saúde dos frentistas. Essa é uma tecnologia, que já é utilizada em larga escala nos Estados Unidos há mais de 20 anos, faz parte do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) no Brasil.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Por que seguradoras dão perda total mesmo após batidas leves
- Conheça alguns dos carros mais econômicos do Brasil
Segundo a Eaton, empresa que fabrica o equipamento em Valinhos, no interior de São Paulo - hoje fornece o componente para veículos produzidos e vendidos no Brasil -, o ORVR reduz em até 98% as emissões de gases tóxicos provenientes da gasolina, do etanol ou da mistura desses combustíveis, no caso dos carros flex.
Os gases que o sistema é capaz de reter incluem o benzeno, que é cancerígeno e traz prejuízo ao meio ambiente e aos trabalhadores de postos de combustíveis.
A tecnologia ORVR, segundo a Eaton, é acoplada ao tanque de combustível dos veículos e traz válvulas e um filtro de carbono que impedem que esses vapores escapem para a atmosfera.
Só para ter uma ideia, esses gases que muitos deles são inflamáveis, são reenviados para o motor e queimados juntamente com o combustível - dessa forma, reduzem o desperdício, aproveitando ao máximo o etanol ou a gasolina e, consequentemente, reduzindo o consumo.
O consultor ambiental Gabriel Murgel Branco, diz que devido ao fato de aproveitar o combustível na forma de vapor no próprio motor, a tecnologia acaba "se pagando durante a vida útil do veículo", apesar de representar um custo adicional na fabricação dos automóveis.
Quer saber mais notícias? Acesse nosso canal no Whatsap
Durante audiência pública realizada em novembro de 2017 na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, Branco disse que: "[O ORVR] custa algo em torno de US$ 25 a US$ 30 por veículo, o que, em um horizonte de 20 anos, vai custar US$ 1,4 bilhão. Só que ele vai economizar US$ 3,4 bilhões em gasolina. Então, ele acaba se pagando", declarou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar