
A Renault confirmou oficialmente o Boreal como seu novo SUV médio global, parte do plano International Game Plan 2024‑2027, e anunciou que o veículo será produzido em sua fábrica de São José dos Pinhais. O lançamento está previsto para o fim de 2025 no Brasil, com vendas iniciando na América Latina e posterior expansão para mais de 70 países .
Design robusto e dimensões generosas
O Boreal compartilha a plataforma modular RGMP, já adotada pelo SUV compacto Kardian. O modelo se destaca por dimensões expressivas: cerca de 4,56 m de comprimento, 1,80 m de largura e entre-eixos de 2,70 m, posicionando-se à frente de concorrentes como Compass, Corolla Cross e Taos, tanto em porte quanto em presença.
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O visual traz elementos inspirados no Dacia Bigster, com frente marcante — faróis full‑LED bifurcados com DRL na grade —, para-choque robusto, rodas dual‑tone de 18 a 19 polegadas, barras de teto, apliques plásticos, lanternas em V com assinatura LED e spoiler traseiro integrado.
Interior sofisticado e recheado de tecnologia
Internamente, o SUV promete alto nível de acabamento, com materiais macios, detalhes prateados, iluminação ambiente e tons contrastantes; o porta-malas oferece mais de 500 litros, graças ao entre-eixos alongado.
A lista de equipamentos inclui central multimídia de até 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, painel digital, teto solar panorâmico, carregamento sem fio, ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico e, segundo apurações, até massagem nos assentos das versões topo de linha.
Motorizações adaptadas ao mercado
O Boreal adotará plantas já existentes na linha Renault‑Horse: motor 1.3 TCe turbo flex, entregando até 170 cv (cerca de 163 cv com etanol) e torque de 27,5 kgfm, acoplado à transmissão automática de dupla embreagem EDC. Em 2026, está prevista chegada da versão híbrida leve (MHEV) de 48 V, com possibilidade futura de variantes híbridas plug‑in, incluindo tração 4×4.
Tecnologias de segurança e ADAS
A Renault investirá em um pacote avançado de assistência ao motorista (ADAS), trazendo frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de faixa, alerta de ponto cego e outros recursos, elevando o padrão de segurança do modelo.
Produção, lançamento e posicionamento
Além de ser fabricado no Brasil, o Boreal será exportado para 17 países da América Latina e 54 mercados no Oriente Médio, África e Europa Oriental. O lançamento oficial deve ocorrer entre agosto e setembro de 2025, com início das vendas no último trimestre.
Previsto para custar entre R$ 180 mil e R$ 200 mil, o Boreal surge como uma aposta da Renault para ocupar espaço no segmento médio, rivalizando diretamente com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, trazendo apelo tecnológico, robusto pacote de segurança e acabamento refinado
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