
Com os constantes aumentos nos preços dos combustíveis, sobretudo da gasolina, muitas pessoas usam estratégias para tentar economizar na hora de abastecer o veículo.
Apesar disso, essa alternativa pode afetar o bolso do consumidor, já que reduz a eficiência do veículo. A explicação simples para isso é que quanto mais peso houver a bordo, maior será a quantidade de combustível necessária para percorrer determinada distância.
A cada 100 kg, o consumo sobe 6%. Parece algo inexpressivo, mas é bom não esquecer que esse desperdício vai se acumulando com o passar do tempo. E o prejuízo também.
Sendo assim, não vale a pena encher o tanque no circuito urbano. Neste caso, prefira somente essa estratégia em caso real de necessidade, como uma viagem mais longa, por exemplo.
Cheio não compensa
Além do alto consumo, andar com o tanque no limite, seja com ele cheio ou na reserva, não faz bem à saúde do carro. Veja o porquê e as consequências.
- Encher o tanque até o bocal danifica o cânister, que é o filtro de carvão responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível, gases esses altamente tóxicos e poluentes.
- Esse filtro, geralmente localizado próximo ao tanque, é encharcado, perdendo toda sua eficiência.
- O ideal é parar o abastecimento assim que o gatilho for desarmado - o que proporciona o nível adequado e seguro.
Quer mais Auto dicas? Acesse nosso canal no WhatsApp
Nem cheio, nem vazio
Nem um dos extremos é o certo, o ideal é deixar o tanque constantemente na reserva. Essa orientação também está no manual do proprietário de qualquer automóvel, que condena a prática.
Além do risco de pane seca, que pode causar danos mecânicos e, inclusive, rende multa de trânsito, o consumo também sobe nessa situação.
O tanque quase vazio abre mais espaço para vaporização do combustível, já que os gases são prejudiciais à saúde. Apesar de não ser vista por hora, a influência no consumo cobrará seu preço a médio e longo prazo.
Ainda que filtrado, o combustível fornecido pelo posto traz partículas que vão parar no tanque do veículo e depois ficam depositadas no fundo do reservatório. Com nível muito baixo, essas partículas prejudicam o filtro do combustível.
A sujeira acaba entupindo o filtro, causando perda no desempenho e forçando a bomba de combustível, que encontra maior resistência para enviar o líquido ao motor.
Toda essa situação sobrecarrega a bomba e causa sua queima. Ainda que não haja entupimento do filtro, ela é projetada para estar submersa no combustível, integrada ao corpo da boia. Caso seja exposta, acaba superaquecendo e a chance de queima pode aumentar.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar