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Saiba como saber se um carro usado foi batido antes da compra

Conheça os sinais que podem indicar que o carro teve danos estruturais e como evitá-los ao comprar um veículo usado

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Imagem ilustrativa da notícia Saiba como  saber se um carro usado foi batido antes da compra camera Alguns detalhes são essenciais para reconhecer sinais de danos em carros usados antes de fechar negócio. | Freepik

Adquirir um carro usado é sempre um desafio, principalmente quando se trata de saber se o veículo sofreu danos estruturais devido a um acidente. Esse é um medo comum entre muitos compradores, principalmente quando a batida foi grave e envolveu a parte estrutural do carro, o que pode comprometer a segurança dos passageiros.

Contudo, existem diversos métodos que podem ajudar a identificar se o carro passou por algum tipo de reparo após um acidente, tanto por meio de consultas formais quanto com inspeções detalhadas realizadas pelo próprio comprador.

Como identificar se um carro já foi batido:

1. Consulta no Detran

Uma das maneiras mais práticas de conferir se um veículo passou por algum incidente é consultar os registros no Detran. Ao ter em mãos a placa e o número do Renavam do carro, o comprador pode acessar o portal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e obter uma série de informações sobre o histórico do automóvel, como a realização de vistorias obrigatórias durante transferências de propriedade.

Essas consultas também mostram se o carro foi sujeito a inspeções para verificação de sinistros, incluindo registros de roubo, furto, leilões ou bloqueios judiciais. Caso o carro tenha trocado de dono algumas vezes, é possível ver as vistorias anteriores, o que ajuda a construir um panorama mais completo sobre o estado do veículo.

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2. Vistoria cautelar

Para quem deseja garantir que o carro está em perfeitas condições, a vistoria cautelar é uma excelente opção. Esse serviço é oferecido por empresas credenciadas pelo Detran e tem como objetivo realizar uma avaliação detalhada do automóvel. A vistoria verifica itens importantes, como a numeração do chassi, motor, câmbio e até mesmo os vidros, para garantir que não houve adulteração de peças ou de componentes essenciais.

Além disso, o procedimento também verifica possíveis reparos estruturais, como em longarinas, painéis dianteiro e traseiro, laterais e teto do carro. Caso algum dano tenha sido reparado, o técnico pode identificar sinais de solda e outras marcas que indicam que o carro sofreu danos significativos. Ao final, um laudo detalhado é emitido, contendo fotos e informações que atestam as condições físicas e legais do veículo.

3. Faça a própria inspeção

Embora a vistoria cautelar seja bastante eficiente, muitos compradores preferem realizar uma inspeção inicial por conta própria, antes de gastar com uma avaliação profissional. Para isso, é essencial contar com um bom "olho clínico". De acordo com Marco Colosio, diretor da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), a primeira dica é sempre fazer a inspeção em um local bem iluminado, preferencialmente ao ar livre e sob a luz solar. "Um bom olho clínico consegue distinguir o tom da pintura recondicionada da original", afirma o especialista.

Outro ponto importante é verificar os parafusos, principalmente os que ficam visíveis na parte externa e interna do carro. Marcas de ferramentas podem indicar que as peças foram desmontadas, o que geralmente ocorre após uma colisão em que há a necessidade de substituir ou reparar componentes danificados.

4. Sinais de que houve reparo

Marco Colosio também recomenda atenção especial nas soldas. A presença de soldas visíveis, especialmente soldas MIG, que são realizadas com arame consumível, pode ser um indicativo claro de que houve um reparo significativo no veículo. A solda MIG, usada em reparos de emergência, difere da solda ponto feita na fábrica, e a diferença pode ser facilmente detectada por quem tem experiência na área.

Além disso, é comum que, após um acidente, o carro apresente desalinhamento nas peças ou nos vãos das portas e do capô. Se o carro estiver "fora de linha", com portas que não fecham perfeitamente ou capô com folgas irregulares, isso pode ser um sinal de que a estrutura foi afetada.

5. Verifique o interior do carro

Flávio Figueiredo, consultor especializado em automóveis seminovos, também orienta os compradores a fazer uma inspeção minuciosa nas portas, capô e até no painel traseiro. Ao abrir e fechar as portas, é importante verificar se há algum tipo de dificuldade ou ruído estranho, o que pode indicar que o alinhamento foi comprometido. O painel traseiro, especialmente na região onde o para-choque se encaixa, deve ser examinado para verificar sinais de deformação ou ferrugem, que frequentemente surgem após uma colisão.

No compartimento do motor, também é possível encontrar pistas de reparos. É importante verificar se os faróis estão bem alinhados e se os parafusos que os fixam não foram alterados. A presença de etiquetas originais de fábrica, que contêm informações cruciais sobre o modelo e a procedência do veículo, também pode indicar se o carro foi ou não mexido.

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Fique atento aos detalhes

Adquirir um carro usado exige cuidados extras, especialmente quando o objetivo é evitar surpresas desagradáveis, como um acidente não revelado. Embora existam ferramentas formais como a consulta ao Detran e a vistoria cautelar, a inspeção atenta e detalhada do próprio comprador também pode ser crucial para identificar possíveis problemas. Ao ficar atento a pequenos detalhes, como diferenças na pintura, soldas visíveis e desalinhamentos nas peças, é possível tomar decisões mais informadas e garantir que o veículo adquirido esteja realmente em boas condições.

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