Conscientizar e sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna estão entre os objetivos do Maio Furta-Cor, campanha comunitária sem fins lucrativos, democrática e apartidária, que promove ações baseadas em evidências científicas e estimula a criação da construção de políticas públicas de saúde para mulheres-mães. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, há um alarmante crescimento dos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente de suicídio entre as mães. Com a atenção voltada para esses fatores, a campanha conta com mulheres espalhadas pelo Brasil e em mais de 12 países, lutando pela saúde mental materna em múltiplas e diversas frentes. 

Outro destaque da campanha deste ano é a inclusão das mães atípicas (que têm filhos com alguma deficiência ou síndrome rara) e a maternidade de mulheres pretas.    

Maio Furta-Cor alerta para saúde mental materna
📷 |Reprodução

Transtornos mentais

Ainda segundo a OMS, toda mulher está suscetível a desenvolver transtornos mentais durante a gravidez e no primeiro ano após o parto.

A campanha reforça que os transtornos mentais perinatais são um grave problema de saúde pública e necessitam de estratégias de enfrentamento urgentes e eficazes, já que, quando não tratados, são capazes de devastar a vida da mulher e, consequentemente, de sua família. 

O Rede Maternar (@redematernar) é um dos projetos sem fins lucrativos, que visa estabelecer empatia e acolhimento entre mulheres.

O projeto é a forma que temos de empoderar mais mulheres sobre suas próprias maternidade, fazendo-as perceberem que não estão sozinhas. Tem como temática principal desenvolver o conceito da maternagem com apego; empoderamento materno e feminino, assim como promover espaços de discussões sobre os diversos temas ligados à maternidade", explica Danda Brito, mãe de João Miguel, de 7 anos, e fundadora e coordenadora do Rede Maternar.   

Maio Furta-Cor alerta para saúde mental materna
📷 |Reprodução

Dadara Brito reforça que "o projeto funciona com atividades mensais, como rodas de conversas (na forma presencial) e lives mensais com temas vinculados à maternidade e suas implicações. Temos encontros com as mães do grupo do WhatsApp e alguns abertos para o público em geral". 

Em Marituba e Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, atividades estão programadas para os dias 27 e 28 de maio. 

Os outros eventos relacionados ao Maio Furta-cor, mês dedicado à causa da saúde mental materna, podem ser conferidos no site da campanha e no Instagram.

📷 |

Veja também:

BABY DOL faz homenagem ao Dia das Mães. Assista!

Mãe x mulher: como manter o equilíbrio entre os papéis?

Como a inteligência emocional afeta na educação dos filhos?

MAIS ACESSADAS