É normal que os bebês solucem no primeiro ano de vida, principalmente depois de se alimentarem. O soluço também pode ocorrer no bebê que ainda está no ventre da mãe, sobretudo nos últimos dias de gravidez.

O soluço é causado pela contração involuntária do diafragma e dos músculos da respiração, que são estimulados ou irritados por algum motivo. Na maioria das vezes, não há uma causa específica para o soluço no bebê.

Geralmente, o soluço passa em poucos minutos e não precisa de tratamento. Porém, é aconselhável consultar um pediatra, principalmente se o soluço for persistente, atrapalhar o sono ou a alimentação, para que se possa identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

O que provoca os soluços?

Muitas vezes, ele pode surgir quando os bebês se alimentam, respiram rápido ou engolem muito ar, por causa de risadas e brincadeiras mais intensas, por exemplo, ou quando há refluxo. Saiba mais sobre o refluxo no bebê.

No entanto, em alguns casos, especialmente quando o soluço dura mais de 2 dias, o soluço no bebê pode ser sinal de infecções, como laringite ou pneumonia, obstrução intestinal e alterações nos níveis de minerais no sangue, por exemplo.

O soluço no bebê recém-nascido, na maioria das vezes, não indica um problema grave, e dura apenas alguns minutos. Acredita-se que o soluço seja provocado pela alimentação, quando o estômago fica muito ou rapidamente cheio, estimulando o diafragma.

O soluço do bebê dentro da barriga pode acontecer porque ele ainda está aprendendo a respirar. Assim, durante a gestação, o soluço no bebê no útero pode ser percebido pela grávida ou aparecer durante os exames de ultrassom.

Cuidados

Para ajudar a parar os soluços nos bebês, veja estas dicas:

  • Colocar o bebê para mamar: esta pode ser uma opção se for a hora de alimentar o bebê, pois o ato de sugar ajuda o bebê a relaxar e pode diminuir o reflexo do diafragma;
  • Melhorar a posição na hora da mamada: manter a cabeça do bebê mais elevada para evitar que ele engula o ar durante a sucção pode reduzir os episódios de soluço. Veja as melhores posições para a amamentação;
  • Fazer intervalos durante as mamadas para o bebê arrotar: pois assim o bebê arrota e elimina o excesso de gases no estômago;
  • Deixar o bebê mamar por mais tempo: especialmente se o soluço aparecer com frequência após a alimentação, porque ajuda o bebê a relaxar, podendo-se usar uma mamadeira com um furo menor, por exemplo.
  • Evitar alimentar demais: é importante alimentar o bebê apenas quando ele estiver com fome, porque o estômago muito cheio favorece os episódios de refluxo e contrações do diafragma;
  • Colocar o bebê na posição vertical para tentar arrotar: é recomendado deixar o bebê na posição para arrotar, pois facilita a saída de gases no estômago, podendo aliviar os soluços;
  • Aquecer o bebê: o frio também pode desencadear o soluço, por isso, sempre que a temperatura estiver baixa, é recomendado manter o bebê bem agasalhado e aquecido.
  • Na maioria das vezes, o soluço do bebê some em poucos minutos, sem necessidade de um tratamento específico, e não traz nenhum risco para a sua saúde, sendo apenas um pouco desconfortável"

MAIS ACESSADAS