O lote com 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Oxford/AstraZeneca que chegou da Índia ontem (23), já está no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. As ampolas passam pelo controle de qualidade, monitoramento de temperatura e rotulagem em português. Enquanto isso, o Ministério da Saúde elabora a logística para o esquema de envio dos lotes aos Estados, que, em seguida farão a distribuição aos municípios.

O Ministério da Saúde espera que as vacinas sejam entregues ao Programa Nacional de Imunização (PNI) nesta quarta-feira (24). As remessas vão sair do Rio de Janeiro direto para aos Estados. O número de doses para cada estado ainda está sendo definido. 

Ainda não há confirmação de quando as vacinas serão enviadas aos Estados, mas a tendência é de que isso ocorra até sexta-feira (26). Segundo o Ministério da Saúde, "Estados e municípios poderão aplicar a segunda dose caso haja estoque suficiente para finalizar a aplicação da primeira dose no público alvo definido pelo Plano Nacional de Operacionalização Contra a Covid-19".

PARÁ

Vale ressaltar que o estado do Pará foi a unidade da federação que recebeu o menor quantitativo proporcional de vacinas no último repasse feito pelo Ministério da Saúde.

Em razão dos baixos números, o Governo do Estado entrou com um ofício junto ao órgão solicitando explicações do ministro Edeuardo Pazuello.

O governo federal enviou, até o momento, 315.840 doses da vacina para serem distribuídas à população paraense. Esta quantidade é suficiente para imunizar apenas 2,10% dos cidadãos paraenses.

O Ministério da Saúde elabora a logística para o esquema de envio dos lotes aos Estados, que, em seguida farão a distribuição aos municípios. Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS