Diário Online
Notícias / Notícias Brasil
INTOXICAÇÃO

Entenda os perigos de dar chocolate aos animais

Neste período de Páscoa, não se pode dar alimento aos pets, pois as chances de intoxicação alimentar é alta

quarta-feira, 31/03/2021, 13:30 - Atualizado em 31/03/2021, 13:30 - Autor: Com informações do R7


Intoxicação afeta estômago e fígado dos pets
Intoxicação afeta estômago e fígado dos pets | Agência Brasil

É comum quando estamos comendo, dar um pouquinho para o cãozinho que nos acompanha na refeição. A prática pode parecer inocente e até carinhosa, mas precisa de atenção, principalmente na época da Páscoa.

Com o aumento do consumo de chocolate neste período é necessário evitar que os cachorros cheguem perto dos alimentos. Considerado um veneno para os pets, a clínica DrogaVET, faz o alerta: na guloseima há substâncias tóxicas para o organismo dos animais de estimação.

Segundo a veterinária, Farah de Andrade, o problema está nas denominadas metil-xantinas, ou seja, na teobromina e na cafeína. "Ambas estão presentes no chocolate. Elas causam intoxicação tanto em cães quanto em gatos, de qualquer idade, sexo ou raça e, mesmo diante do consumo de pouca quantidade, os organismos dos pets não as metabolizam", alerta a profissional.

Ao se intoxicarem, os animais podem sofrer com vômitos, diarreia, excitação, tremores, taquicardia, febre, aumento da ingestão de água e volume urinário. Quando isso ocorrer é importante procurar um veterinário. "E, caso o tutor saiba, é recomendado informar ao profissional a quantidade e o tipo de chocolate ingerido, para que possam ser definidos os protocolos para o tratamento", detalha.

"Geralmente, eles precisam passar por uma lavagem gástrica para reduzir a exposição e absorção das substâncias e receber medicações para proteção gástrica e hepática. Se o cão comeu uma grande quantidade, em um período recente, é provável que o vômito seja induzido", explica.

Na maioria das vezes o animal é tratado com medicações para o fígado e estômago por algum tempo.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS