A Comissão Parlamentar de Inquérito da pandemia de Covid-19 segue ouvindo nesta quarta-feira (5) o ex-ministro da Saúde Nelson Teich. Ele será o segundo ex-ministro do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a ser ouvido pelos senadores.

O depoimento do médico oncologista estava previsto para a sessão desta terça-feira (4), às 14h. No entanto, o presidente da comissão, o senador Omar Aziz (PSD-AM), decidiu adiar em um dia a oitiva.

A participação de Teich começou por volta de 10h45 e foi interrompida cerca de uma hora depois. Senadores aliados de Bolsonaro não aceitam a inclusão de senadoras para fazerem perguntas a  Teich.

Reunião da CPI suspensa após o Senador Ciro Nogueira (PP/PI) se revoltar porque a CPI está dando a palavra à bancada feminina antes dele. Reflete o desespero do Planalto, criando tumulto para mostrar serviço para Bolsonaro. Típico do bolsonarismo o machismo e a truculência.

— Vivi Reis (@vivireispsol) May 5, 2021

Tropa do governo conseguiu. Reunião da CPI suspensa após bate boca entre senadores que não aceitam que senadoras façam perguntas a Teich antes dos titulares da comissão.

— Blog do Noblat (@BlogdoNoblat) May 5, 2021

Absurdo! Suspensa a reunião da CPI por causa do MACHISMO dos senadores, que pra tentar atrasar os trabalhos, passam de todos os limites e tentam silenciar as senadoras mulheres!! Lamentável. Qual é o medo de ouvir as vozes femininas?

— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) May 5, 2021

A confusão começou após o Senador pelo Piauí, Ciro Nogueira (PP), reclamar da inclusão de mulheres entre os 18 membros do colegiado, em que apenas homens foram indicados. Contudo, apesar da reclamação, a decisão por tal mudança já havia sido feita e acordada na última terça-feira (04).

Para algumas pessoas, a reclamação foi apenas uma manobra governista para conseguir interromper as ações da reunião da CPI, que ainda não possui horário para ser retomada.

Às 13h, a reunião foi retomada.

PAZUELLO

Já o depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que estava marcado também para esta quarta-feira (5), foi alterado para o dia 19 de maio. Pazuello alegou ter entrado em contato nos últimos dias com dois servidores do Poder Executivo que foram diagnosticados com Covid-19. 

Veja ao vivo:

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que devem ser analisados os pedidos de convocação do ex-chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social do Governo Federal, Fabio Wajngarten, dos ministros da Justiça e da Economia, Anderson Torres e Paulo Guedes, respectivamente, além de empresas farmacêuticas, como a Pfizer e a AstraZeneca.

MAIS ACESSADAS