plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
COVID-19

Queiroga se posiciona sobre desobrigação do uso de máscaras 

As máscaras funcionam como uma barreira física para a liberação dessas gotículas no ar quando há tosse, espirros e até mesmo durante conversas.

Imagem ilustrativa da notícia Queiroga se posiciona sobre desobrigação do uso de máscaras  camera O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agênica Brasil

A covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-Cov-2, é transmitida principalmente por meio do contato com pequenas gotículas que contêm o vírus e são expelidas por pessoas infectadas. Elas entram em contato com as vias aéreas, e o novo coronavírus pode começar a se multiplicar no corpo imediatamente. Portanto, o uso de máscaras é importante como medida de proteção tanto para a pessoa que está usando, quanto para as pessoas ao redor.

As máscaras funcionam como uma barreira física para a liberação dessas gotículas no ar quando há tosse, espirros e até mesmo durante conversas. Essas orientações são dadas por órgãos de saúde, que ressaltam a importância de, também, estar acompanhada de outras medidas de proteção como limpeza frequente das mãos e distanciamento físico de 2 metros de outras pessoas.

Após o presidente Jair Bolsonaro anunciar ter pedido ao Ministério da Saúde um parecer para desobrigar o uso de máscara por quem já foi vacinado contra a Covid ou quem já se infectou com o coronavírus, o titular da pasta, Marcelo Queiroga, disse no início da noite de quinta-feira (10) que o país precisava avançar na vacinação para a medida.

"Queremos que [o não uso da máscara] seja o mais rápido possível, mas para isso precisamos vacinar a população brasileira e avançar", disse ele em entrevista na saída do ministério.

Anvisa autoriza vacina da Pfizer para pessoas com 12 anos

Pouco depois, porém, o Ministério da Saúde divulgou um vídeo em que Queiroga confirma que fará um estudo sobre o tema e atribui o pedido do presidente a medidas adotadas em outros países.

Segundo o ministro, Bolsonaro "está muito satisfeito com o ritmo da campanha de vacinação no Brasil".

"O presidente acompanha o cenário internacional e vê que em outros países onde a campanha de vacinação já avançou as pessoas já estão flexibilizando o uso das máscaras, e me pediu que fizesse um estudo para avaliar a situação aqui no Brasil', disse.

"Então vamos atender a essa demanda do presidente Bolsonaro, que está sempre preocupado em relação a pesquisas, tanto que estamos fazendo pesquisas na área de vacinas", afirmou.

Especialistas, porém, alertam que o ritmo de vacinação no Brasil ainda é baixo frente a outros países e que o uso de máscaras é necessário mesmo para quem já foi vacinado e para quem já teve a Covid, devido ao risco de reinfecção.

Até agora, só 11% da população brasileira recebeu duas doses da vacina contra a Covid-19, segundo dados do consórcio de imprensa.

Perguntado em entrevista na saída do ministério sobre se houve pressão de Bolsonaro ao pedir um parecer sobre o tema, Queiroga negou.

"O presidente não me pressiona, não. Sou o ministro dele e trabalhamos em absoluta sintonia. E assim funcionam as democracias do regime presidencialista. E o presidente sempre nos aconselha de maneira muito própria. E levo a ele os subsídios para que tenhamos as melhores decisões em relação à saúde pública", disse.

O anúncio de Bolsonaro foi feito durante um evento no Planalto de anúncio de medidas para o setor de turismo. Queiroga não estava na solendidade, mas estava no palácio.

O presidente disse ainda que, pelo protocolo adotado no Brasil, quem está infectado deve ficar em casa. "Se bem que para nós, o nosso protocolo para quem está infectado, este, sim, fica em casa. Não aquele fica em casa todo mundo. A quarentena é para quem está infectado, não é para todo mundo, porque isso destrói empregos, mata de outra forma o cidadão", afirmou.

Infectologistas reagiram com choque ao anúncio de Bolsonaro. Apesar da proposta do presidente, uma pessoa pode transmitir o vírus mesmo que esteja vacinada e sem apresentar sintomas. Como ainda há pouquíssimos vacinados no Brasil e alta circulação do coronavírus, o risco de alguém que tomou a vacina contrai-lo e transmiti-lo, mesmo sem ficar doente, para quem ainda não esteja protegido é bem grande.

Desde que assumiu o cargo, Queiroga tem se posicionado a favor do uso de máscaras. "A pátria de chuteiras agora é a pátria de máscaras", disse no fim de março.

Ao longo dos últimos meses, o ministro também tem dito que o uso de máscaras e distanciamento são importantes como medidas de prevenção e para a retomada da economia.

Questionado em depoimento na CPI da Covid nesta semana sobre se orientava o presidente a usar a proteção, o ministro respondeu: "Evidentemente que sim".

No entanto, aos senadores ele evitou comentar sobre a postura de Bolsonaro, afirmando que se trata de ato individual. "Não vou fazer juízo de valor a respeito da conduta do presidente da República", disse, ao ser questionado sobre a insistência do presidente em promover aglomerações e ficar sem máscara.

"O presidente da República não conversou comigo acerca da atitude dele. Eu sou ministro da Saúde. Eu não sou um censor do presidente da República", afirmou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias