plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
PEC DO VOTO IMPRESSO

Sob tensão política, Bolsonaro exibe tanques de guerra

Na terça (10), com provável derrota da PEC do Voto Impresso na Cãmara dos Deputados, analistas avaliam que o desfile com armas de guerra é demonstração de força de Bolsonaro.

Imagem ilustrativa da notícia Sob tensão política, Bolsonaro exibe tanques de guerra camera Agência Brasil/twitter

O presidente Jair Bolsonaro anunciou para esta terça-feira (10), dia agendado para votação da PEC do voto impresso no Congresso, um desfile de tanques de guerra em Brasília. O chefe de Estado maior pretende mostrar força com o comboio de veículos pela Esplanada dos Ministérios.

O desfile está sendo encarado como uma forma de Bolsonaro mostrar força mesmo com a provável derrota na votação da PEC. Um levantamento feito pelo jornal O Globo entre os 24 partidos, 15 votariam contra a Proposta de Emenda à Constituição.

De acordo com o portal UOL, além de tanques, o desfile contará com veículos como lança-mísseis e estacionará em frente ao Palácio do Planalto, onde o comandante fará a entrega do convite a Bolsonaro para presenciar o maior treinamento militar da Marinha no Planalto Central, a "Operação Formosa". No comboio, Bolsonaro utilizará parte da frota de blindados do exército brasileiro.

Segundo o site especializado Global Fire Power, o Brasil possui 439 tanques de guerra, dos quais destacam-se os modelos Leopard, da Alemanha, T-90, da Rússia, e Stingray, da Tailândia.

VEJA TAMBÉM!

A frota corresponde a 13,8% de toda composição terrestre disponível ao exército brasileiro, perdendo apenas para os veículos blindados de combate, com 2.000 unidades (62,9%) e a artilharia rebocada, com 546 (17,2%). As Forças Armadas contém, ainda, 136 veículos de artilharia autopropulsada (4,3%) e 60 lançadores múltiplos de foguetes (1,9%).

O Brasil possui a 34ª maior frota do planeta, logo atrás dos 470 da Mongólia e à frente dos 434 dos Emirados Árabes Unidos.

A maior frota de tanques do mundo é da Rússia, com incríveis 13 mil, bem à frente da Coreia do Norte, com 6.145. Os Estados Unidos aparecem em terceiro colocado, com 6.100, seguidos pela Índia, 4.730, e a Síria, 3.740.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias