plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
SENADO

CPI da Covid ouve hoje coronel da reserva Helcio Bruno 

O militar será ouvido mas um habeas corpus concedido pela ministra Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal o ampara.

Imagem ilustrativa da notícia CPI da Covid ouve hoje coronel da reserva Helcio Bruno  camera O Coronel da reserva será amparado por um habeas corpus que dá a ele o direito de ficar em silêncio e não produzir provas contra si mesmo. | Reprodução

A CPI da Pandemia no Senado Federal, vai ouvir nesta terça-feira (10) o presidente do Instituto Força Brasil, coronel da reserva Helcio Bruno. O militar estará amparado por um habeas corpus, concedido pela ministra Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF), onde dá a ele direito de ficar em silêncio e não produzir provas contra si mesmo.

O requerimento para ouvir o militar foi apresentado pelo vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). No pedido, ele argumenta que, em depoimentos à comissão, representantes da Davati Medical Supply no Brasil relataram que o presidente do Instituto Força Brasil intermediou um encontro entre a empresa e o então secretário-executivo do Ministério da Saúde, coronel Elcio Franco.

A Davati virou alvo de investigação da CPI após suspeita de envolvimento em um esquema de compra e venda de vacinas da AstraZeneca com o valor superfaturado. No contrato bilionário com o ministério da Saúde, previa a compra de 400 milhões de doses de vacina.

Assista:

Leia também:

Deputados votam PEC do voto impresso nesta terça-feira

TSE apresenta mais uma notícia-crime contra Bolsonaro

Em depoimento, Helcio Bruno pode afirmar que foi o reverendo Amilton de Paula quem apresentou os representantes da Davati Supply para o Instituto Força Brasil. As informações são do analista da CNN, Gustavo Uribe.

Segundo relatos de integrantes da entidade, foi o reverendo que apresentou Luiz Paulo Dominghetti e Cristiano Carvalho ao Instituto Força Brasil na mesma semana da reunião do dia 12 de março, quando os supostos vendedores de vacinas foram recebidos no Ministério da Saúde.

O objetivo inicial da reunião, que teve a participação do então secretário-executivo Elcio Franco, era falar sobre a possibilidade de empresas privadas importarem imunizantes contra o coronavirus.

Helcio Bruno pretende esclarecer, no entanto, que o presidente da Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah) sugeriu que os representantes da Davati Supply participassem do encontro porque a proposta deles de oferta de vacinas não havia sido respondida pela pasta.

O presidente do Instituto Força Brasil deve salientar ainda que não cabia a ele saber se realmente a Davatti Supply detinha os imunizantes que prometia. Ele ressaltará que, depois do encontro no Ministerio da Saúde, não teve mais contato com Carvalho e nem com Dominghetti.

Ainda segundo os integrantes da entidade, o reverendo participou de encontro no Instituto Força Brasil, no qual abordou a possibilidade de representantes da Davati Supply participarem da reunião no Ministério da Saúde, para discutir política de créditos ambientais.

Apesar do Instituto Força Brasil defender pautas em comum as do atual governo federal, o coronel da reserva deve afirmar que não tem relação próxima com o presidente Jair Bolsonaro e que não produz conteúdo próprio para as redes sociais, apenas compartilha o de portais de direita.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias