plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PASSAPORTE DA VACINA

Covid-19: saiba como emitir comprovante de vacinação digital

O documento é disponibilizado gratuitamente no aplicativo ou site Conecte SUS.

Imagem ilustrativa da notícia Covid-19: saiba como emitir comprovante de vacinação digital camera O documento pode ser usado para comprovar as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou a dose única. | Reprodução

O decreto anunciado pelo governador Helder Barbalho nesta sexta-feira (3) irá liberar a paritir da próxima segunda-feira (6) a lotação máxima de público em todos os espaços do Estado, como bares, casas de show, festas, restaurantes, eventos esportivos, etc. Entretanto, a liberação só será permitida para comprovar que recebeu as doses de vacina contra a covid-19.

Para aqueles que por algum motivo perderam o cartão de vacinação e precisam apresentar para completar a imunização, é possível emitir o documento de forma digital.

PASSAPORTE VACINA PARÁ

Um novo aplicativo foi lançado pelo governador durante o pronunciamento, o "Passaporte da Vacina Pará", desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodepa).

Este será o aplicativo oficial do Estado e estará a serviço da população para facilitar a emissão do certificado nacional de vacinação e para realizar a validação deste certificado, principalmente em locais onde há a exigência de apresentação da carteira, que comprova que o indivíduo tomou as duas (ou três) doses da vacina contra a Covid-19.

O aplicativo poderá ser adquirido já na Apple Store e, a partir da próxima semana, para androids.

CONECTE SUS

Com esse documento, é possível comprovar o recebimento da sequência vacinal contra a Covid-19. Ele pode ser emitido através do aplicativo do Ministério da Saúde, o Conecte SUS.

O documento é disponibilizado gratuitamente no aplicativo ou site Conecte SUS. O documento pode ser usado para comprovar as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou a dose única.

Covid-19: veja quem vacina em Belém e cidades da RMB

Urina preta: como comer peixe com segurança em Belém

A plataforma permite que os cidadãos vejam todos os dados da vacina contra a Covid-19, como lote, data de validade, local de aplicação, entre outros dados. Além disso, você pode ter acesso às informações sobre os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Conecte SUS foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo mostrar informações gerais de cada cidadão. Sendo assim, apresenta a carteira de vacinação digital, o certificado nacional de vacinação contra a Covid-19 e o Passaporte da vacina.

Nele também se pode reunir os resultados de exames laboratoriais de Covid-19, os medicamentos da “Farmácia Popular”, registros de doações de sangue e o acompanhamento da posição na fila de transplantes.

O Ministério da Saúde informou que com o passar do tempo o Conecte SUS será atualizado com mais informações gradualmente. Com isso, deve apresentar os demais imunizantes aplicados pelo SUS.

Como emitir o Passaporte da vacina no Conecte SUS?

O Passaporte é disponibilizado no site e aplicativo, mas pode ser baixado no formato PDF, sendo que todos têm validade de 12 meses. Veja abaixo o passo a passo de como realizar a emissão:

No site ou no aplicativo, clique na aba “vacinas”;

Depois, clique no box que contém as informações da dose (fabricante, lote, local e data das aplicações das doses);

Em seguida, clique em “Passaporte da vacina” (essa opção só aparece para quem completou o esquema vacinal).

O app pode ser baixado gratuitamente em aparelhos com o sistema operacional iOS ou Android. Para acessar, é preciso ter uma conta no sistema do Governo Federal, que pode ser realizada com CPF e um e-mail pelo endereço Cadastro Acesso Gov.br ou diretamente no aplicativo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias