plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
RECONHECIMENTO

Árvore plantada no RS é de semente trazida da Lua, diz Nasa

A semente que deu origem à árvore gigante teria sido uma das centenas que embarcaram junto à missão Apollo 14

Imagem ilustrativa da notícia Árvore plantada no RS é de semente trazida da Lua, diz Nasa camera Ela foi plantada em 26 de setembro de 1982 | Divulgação

Em 26 de setembro de 1982, o então prefeito de Cambará do Sul, Pedro Teixeira Constantino, faria o povo da cidadezinha situada na Serra Gaúcha testemunhar um grande feito: ele plantou a muda de uma sequoia-vermelha no coração da Praça Central São José. Porém, o que ele plantou não foi qualquer semente.

Dali até os dias atuais, o broto ganharia um cercado e uma placa, que atestam sua importância: “Sequoia Lunar”. O que muitos não sabem é que a semente que deu origem à árvore gigante foi uma das centenas de sementes que embarcaram junto à missão Apollo 14, o terceiro pouso de uma nave espacial na Lua, realizado pela Nasa em 1971.

Árvore plantada no RS é de semente trazida da Lua, diz Nasa
📷 |Divulgação

Veja também!

O status de árvore lunar só se tornou oficial em março de 2021 quando, após quase 40 anos desde seu plantio em Cambará do Sul, a National Aeronautics and Space Administration (Nasa) reconheceu que a história divulgada pelos cambaraenses não era lenda urbana: a semente da sequoia tinha, de fato, sido trazida da Lua.

Árvore plantada no RS é de semente trazida da Lua, diz Nasa
📷 |Divulgação

Agora, com o paradeiro da árvore esclarecido, a pequena cidade do Rio Grande do Sul passa a integrar a lista oficial do projeto “Árvores da Lua” (The Moon Trees, em inglês) que, depois de levar sementes ao satélite natural da Terra, distribuiu-as ao solo de países como Estados Unidos, Japão, Suíça e Brasil.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias