O Brasil registrou 2.222 ocorrências de "bird strike", como é chamado na aviação, as colisões de aviões com aves, nos últimos 12 meses. Os dados são de um relatório do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão da FAB (Força Aérea Brasileira), com base no registro de ocorrências com aves feitas por pilotos e outros profissionais do setor da aviação no Brasil entre abril de 2018 e abril de 2019.

Na quarta-feira (17), um avião da empresa aérea brasileira Latam que tinha como destino Brasília (DF) precisou retornar para o Aeroporto de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, após se chocar contra uma ave no céu. De acordo com a Fraport, empresa que administra o aeroporto, o piloto declarou bird strike (colisão com ave), o que causou perda de potência no motor 1.

Apesar do susto, nenhuma pessoa do avião ficou ferida. Conforme a Latam, a aeronave vai passar por manutenção. Já os passageiros foram acomodados em voos programados para o mesmo dia.

“A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”, diz a Latam.

Leia a nota na íntegra:

“A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave do voo LA 3090 (Porto Alegre –Brasília), que partiu às 18h50 de hoje (16), colidiu com um pássaro nas proximidades do aeroporto de Porto Alegre. A aeronave retornou para o aeroporto de origem, e aterrissou em completa segurança às 19h32. A aeronave passará por manutenção, e os passageiros foram acomodados em voos programados para amanhã (17). A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.”

A aeronave vai passar por manutenção. Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS