plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
RETA FINAL

Enem: 5 dicas para se preparar às vésperas da prova

Manter o equilíbrio emocional durante a reta final é fundamental para os estudantes

Imagem ilustrativa da notícia Enem: 5 dicas para se preparar às vésperas da prova camera A primeira etapa do Enem ocorre no próximo domingo (21) | Reprodução/Freepik

Neste final de semana, acontece a primeira etapa do Enem 2021. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, sendo que no primeiro fim de semana os participantes devem responder a 45 questões das disciplinas de Linguagens, 45 questões de Ciências Humanas e escrever a redação dissertativa-argumentativa. Já no segundo fim de semana, serão 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

Vídeo: Estudantes paraenses participam de aulão para o Enem

Para auxiliar os mais de 3 milhões de inscritos, especialistas reuniram cinco dicas para essa reta final. Confira:

1 - Tenha uma alimentação saudável antes da prova

Para uma boa experiência de prova, os estudantes devem ter cuidados também com a saúde e o conforto. Segundo a diretora escolar, Maira Piovezana, "é importante que os participantes tenham uma alimentação saudável e regrada e que eles não arrisquem alimentos novos um dia antes da prova para que não haja nenhum desconforto ou mal-estar durante o exame. No dia, usem roupas leves, confortáveis para realmente ter esse conforto e cuidar dessa saúde e bem estar corporal.”

2 – Separe as informações e itens essenciais com antecedência

Maira também orienta que os jovens tenham em mãos o local da prova e o cartão de confirmação, antecipadamente, e que já tenham separado, com certa antecedência, a caneta esferográfica transparente preta, necessária para a realização do exame. Ela ainda relembra o fato de os estudantes não poderem esquecer a máscara de proteção contra a COVID-19.

Prefeitura no Pará abre processo seletivo com 480 vagas

3 – Tenha dias tranquilos antes da prova

Nos dias que antecedem o exame, o diretor Cláudio Falcão, sugere que os participantes diminuam o ritmo e busquem aprender de forma mais tranquila, sem a pressão da revisão de última hora.

“Nesse momento, eles devem estudar de uma forma mais transversal. Há filmes, séries e vídeos que dão repertório cultural, que estão ligados aos conteúdos das áreas de humanas e linguagens, e que são uma alternativa para um estudo mais agradável e que cause menos estresse", ressalta o especialista.

4 - Não deixe que inseguranças te causem ansiedade

Há quem, ainda que tenha se dedicado ao longo de um ano ou até mais, se sinta inseguro e com medo no dia da prova. É necessário que a autoconfiança nesses momentos prevaleça, já que a ansiedade pode impactar negativamente no desempenho. O ideal é que o estudante mantenha a calma e lembre que está preparado para a prova.

5 - No dia da prova, esteja atento às necessidades do corpo

Um fator de dificuldade em exames longos como o Enem é o cansaço. Sabendo disso, é importante que, ao realizar a prova, o estudante se hidrate, faça pausas para ir ao banheiro e se alimentar. Parte do tempo da prova deve ser destinado ao cuidado com o próprio corpo para evitar qualquer problema físico que o prejudique.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias