plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MINAS GERAIS

Vídeo: veja o momento em que dique de mineradora transborda

Transbordamento provocou a interdição da BR-040.

Imagem ilustrativa da notícia Vídeo: veja o momento em que dique de mineradora transborda camera Câmeras registraram o momento em que o dique transbordou. | Reprodução

A mineradora Vallourec foi multada em R$288,6 milhões pelos danos ambientais causados após o transbordamento do dique de contenção de sedimentos da Mina Pau Branco, localizada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O acidente foi registrado no último sábado (8).

Com o transbordamento, a água do reservatório atingiu a BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. Veículos que passavam pela rodovia também foram danificados.

Acesse também:

Vídeo: Deslizamento de terras atinge áreas de projeto da Vale em Marabá (PA)

Tremor de terras é registrado em Minas Gerais

Câmeras de monitoramento registraram o exato momento do transbordamento do Dique Lisa, na Mina de Pau Branco. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que o problema aconteceu por causa das chuvas na região.

Veja o vídeo:

A notificação, emitida na última segunda-feira (10), também determina a suspensão imediata das atividades relacionadas à Pilha Cachoeirinha e ao Dique Lisa até que sejam apresentados documentos que garantam a estabilidade das estruturas. A mineradora tem 20 dias para efetuar o pagamento da multa ou apresentar defesa aos órgãos ambientais do Estado. A multa foi no valor máximo, pois a Vallourec é reincidente.

Mineradora foi multada pelos danos ambientais
📷 Mineradora foi multada pelos danos ambientais |Reprodução

Em nota, a Vallorec, que tem sede na França, informou que "não poupou esforços para, em conjunto com os órgãos e autoridades competentes, minimizar os transtornos ocorridos e restabelecer a normalidade da situação". A empresa destacou ainda que o trânsito na BR-040 foi normalizado na segunda-feira (10).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias