Diário Online
Notícias / Notícias Brasil
MINAS GERAIS

Vídeo: veja o momento em que dique de mineradora transborda

Transbordamento provocou a interdição da BR-040.

quarta-feira, 12/01/2022, 10:46 - Atualizado em 12/01/2022, 10:46 - Autor: com informações da Agência Minas


Câmeras registraram o momento em que o dique transbordou.
Câmeras registraram o momento em que o dique transbordou. | Reprodução

A mineradora Vallourec foi multada em R$288,6 milhões pelos danos ambientais causados após o transbordamento do dique de contenção de sedimentos da Mina Pau Branco, localizada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O acidente foi registrado no último sábado (8).

Com o transbordamento, a água do reservatório atingiu a BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. Veículos que passavam pela rodovia também foram danificados.   

Acesse também:

Vídeo: Deslizamento de terras atinge áreas de projeto da Vale em Marabá (PA)

Tremor de terras é registrado em Minas Gerais

Câmeras de monitoramento registraram o exato momento do transbordamento do Dique Lisa, na Mina de Pau Branco. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que o problema aconteceu por causa das chuvas na região.

Veja o vídeo:   

A notificação, emitida na última segunda-feira (10), também determina a suspensão imediata das atividades relacionadas à Pilha Cachoeirinha e ao Dique Lisa até que sejam apresentados documentos que garantam a estabilidade das estruturas. A mineradora tem 20 dias para efetuar o pagamento da multa ou apresentar defesa aos órgãos ambientais do Estado. A multa foi no valor máximo, pois a Vallourec é reincidente.   

Mineradora foi multada pelos danos ambientais
Mineradora foi multada pelos danos ambientais | Reprodução

Em nota, a Vallorec, que tem sede na França, informou que "não poupou esforços para, em conjunto com os órgãos e autoridades competentes, minimizar os transtornos ocorridos e restabelecer a normalidade da situação". A empresa destacou ainda que o trânsito na BR-040 foi normalizado na segunda-feira (10).



Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS