O ex-BBB e comentarista político da Jovem Pan News Adrilles Jorge usou um gesto nazista em rede nacional nessa terça-feira, 8. No fim de sua fala no programa Opinião, no canal de TV, Adrilles fez uma variação do "sieg heil", saudação usada por Hitler e seus apoiadores.
O gesto usado por Adrilles não é o formato mais conhecido da saudação nazista, com o braço estendido à altura da cabeça. O movimento feito pelo comentarista, com o braço flexionado e a mão aberta à altura do rosto, era realizado por Hitler e pelo ministro da Propaganda nazista, Joseph Goebbels, após discursarem, como resposta à saudação feita pelo público.
Assista:
Ao notar a reação constrangida do apresentador William Travassos e do jornalista Diogo Schelp, com quem debatia, o comentarista apenas riu. Travassos, que anunciava o fim do programa enquanto Adrilles se recusava a encerrar sua fala, desaprovou o gesto: "surreal, Adrilles", disse ele. A transmissão foi encerrada em seguida.
Apologia ao nazismo é crime no Brasil
A Lei Federal nº 7.716, de 1989, determina que a apologia ao nazismo é crime no Brasil. O texto, que descreve violações resultantes de preconceito por raça ou cor, define no artigo 20 a pena de reclusão para quem defenda ideais nazistas.
Monark, do Flow Podcast, defende criação de partido nazista
PGR vai investigar Monark e Kim Kataguiri após podcast
Em casos como o do podcast, é considerado que a propaganda foi realizada por meios de comunicação. A mesma compreensão pode ser utilizada para o gesto do comentarista, feito em canal de televisão aberta. Para estas situações, há agravante no crime, e o tempo máximo de prisão é de cinco anos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar