Os atrasados no INSS são valores referentes a pagamentos que não foram feitos no período correto. Não é só o aposentado ou seus dependentes que tem direito a receber esses valores, mas também o herdeiro, no caso de morte do segurado, tem esse direito.
Para receber os atrasados, o segurado pode solicitá-los de duas formas. A primeira é através de um processo administrativo junto ao próprio INSS, neste caso, o pagamento será feito diretamente na conta indicada pelo segurado.
A outra forma é por via judicial, onde o segurado deve recorrer à Justiça para ter o direito de receber os atrasados do INSS. Nesse caso, o pagamento é feito de duas formas:
- Via Requisição de Pequeno Valor (RPV), limitado em até 60 salários mínimos (R$ 72.720 em 2022);
- Via Precatório, para pagamentos superiores a 60 salários mínimos.
Quem recebe em 2022
Vão receber os atrasados do INSS em 2022 os segurados que tiverem precatórios contemplados com valores liberados entre 2 de julho de 2020 e 1º de julho de 2021. Isso porque o pagamento por precatório é mais demorado e são pagos apenas uma vez por ano.
Já os pagamentos via RPV, serão feitos conforme o mês que a liberação foi aprovada por um juiz da seguinte forma:
LEIA TAMBÉM:
Saiba como aposentado do INSS deve declarar Imposto de Renda
INSS: veja quem ainda pode se aposentar por tempo de serviço
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar