plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ENDIVIDAMENTO

Serasa: saiba se você tem dívidas e como limpar seu nome

Seis em cada dez pessoas estão endividados, segundo a Fecomércio-PA. Confira algumas dicas sobre como resolver o problema

Imagem ilustrativa da notícia Serasa: saiba se você tem dívidas e como limpar seu nome camera Reprodução

Não é difícil encontrar uma pessoa que não esteja com dívidas, não é verdade? Inclusive, você mesmo pode estar neste momento lembrando que tem alguns boletos prestes a vencer ou que já venceram. E o pior: Pode ser que você não tenha o valor suficiente para quitar o débito. Se a tua situação for essa, saiba que não estás sozinho, tem muita gente em condição parecida ou até mesmo pior.

Serasa: saiba se você tem dívidas e como limpar seu nome
📷 |IMAGEM ILUSTRATIVA

E, olha, as coisas não estão fáceis nem para quem tem uma renda mensal acima de dez salários mínimos. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio-PA), no mês passado, apontou que 75% dos paraenses que ganham salários acima de R$ 12.120,00 (dez salários) está com dívidas pendentes. Entre os que ganham menos de dez salários, o percentual de endividados é 64,6%.

Pingou o 13°! Veja quem recebe o pagamento nesta sexta (6)

Na prática, o que estes índices mostram é que a situação não está fácil para ninguém. Seja quem ganha mais ou quem ganha menos, está quase todo mundo devendo e com boa parte do salário - senão todo ele - está comprometido com as faturas, boletos e despesas domésticas. A situação é pior ainda para quem está inadimplente, pois estes, além das dívidas, estão com o nome sujo, sem poder abrir novas linhas de créditos.

O Serasa, que é uma empresa especializada na análise de dívidas, e que também detém os nomes e dados de quem está com o "nome sujo", oferece uma série de dicas sobre como negociar as dívidas e se livrar delas de vez.

Saiba se você tem dívidas abertas no Serasa e como limpar seu nome clicando aqui

ORGANIZE SEUS GASTOS!

O primeiro passo para começar este planejamento e dar um fim aos débitos é colocar na ponta do lápis tudo o que está devendo - desde as despesas fixas (luz, água, IPTU, aluguel, mensalidade escolar, supermercado) até as faturas dos cartões de crédito, que por sinal, é a principal causa do endividamento.

Nesta tabela, que pode ser feita em um caderno próprio ou até em aplicativos no smartphone, tem que estar anotado também até os gastos feitos em compras não programadas. Isto pode ser um lanche na rua, uma água mineral no trânsito, por exemplo.

Câmara de Conciliação da DPE vai ajudar superendividados

Ao fazer estas anotações a pessoa irá conseguir identificar onde estão os maiores gastos e poderá verificar como racionar as despesas e ver onde poderás fazer alguns cortes de gastos desnecessários.

Se mesmo com o planejamento, a renda não der para quitar as dívidas, uma alternativa é negociar. Neste caso, é importante avaliar os juros, caso essa negociação seja com o banco. Prolongar o número de parcelas não é uma boa opção, pois se tornará despesa fixa e comprometer o orçamento mais adiante.

Segundo o Serasa, uma opção é verificar em casa aquilo que tem guardado e que não está em uso. Alguns exemplos são aquela bicicleta encostada no quintal ou o violão que não é tocado há um bom tempo.

Veja os locais onde há gasolina mais barata em Belém

Outro passo importante é empreender para faturar uma renda extra. Fazer artesanato, vender doces feitos em casa são algumas opções.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias