plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
E O PODER DE COMPRA, Ó!

Bolsonaro é 1º presidente a deixar mínimo valendo menos

O presidente foi o primeiro a entregar um salário mínimo que perdeu seu poder aquisitivo durante o Plano Real.

Imagem ilustrativa da notícia Bolsonaro é 1º presidente a deixar mínimo valendo menos camera O presidente Bolsonaro iniciou seu mandato no dia primeiro de janeiro de 2019. | Pedro Ladeira / Folhapress

A Constituição Federal de 1988 define que o salário mínimo deve cobrir todas as necessidades do trabalhador e de sua família, ser único em todo o país e reajustado para garantir seu poder aquisitivo.

O presidente Jair Bolsonaro deve entrar para a história como o primeiro presidente, desde o Plano Real, a deixar o salário mínimo valendo menos do que quando entrou.

No período de 1994 para cá, nenhum governante entregou um mínimo que perdeu o poder de compra, seja no primeiro ou no segundo mandato.

Segundo a empresa Tullett Prebon Brasil, a perda foi de 1,7%, isso se a inflação não subir mais do que o previsto pelo Banco Central. A análise mostra que o mínimo vai cair de 1.213,84 para R$ 1.193,37 entre dezembro de 2018 e dezembro de 2022, descontando-se a inflação do período.

VEJA TAMBÉM NO DOL:

Meio Ambiente deve entrar na pauta das eleições em 2022

Covid: veja quem já pode tomar 4ª dose da vacina em Belém

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias