Diário Online
Notícias / Notícias Brasil
RESGATE

Idosa de 86 anos era escravizada por família do Rio

A mulher serviu por três gerações a família sem nunca receber salários, férias ou qualquer outro direito que indicada uma relação trabalhista legal. O caso vem a público no Dia da Abolição da Escravatura, ocorrida há 134 anos.

sexta-feira, 13/05/2022, 15:58 - Atualizado em 13/05/2022, 17:05 - Autor: (Com informações do Metrópoles)

Google News

Idosa não teve sua identidade revelada e está sob cuidados médicos
Idosa não teve sua identidade revelada e está sob cuidados médicos | (Arquivo - Pessoal)

O dia de hoje é um marco na história do Brasil que se livrou da escravidão, mas ainda há pessoas que estavam trabalhando em situação muito semelhante aos escravizados do Brasil colonial, sem direito a receber um salário e vivendo em condições degradantes.

Uma idosa de 86 anos foi resgatada na Zona Norte do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (13), após ser submetida a trabalho escravo para uma família, sem nenhum tipo de benefício como salário ou direito trabalhista. As informações são do Metrópoles.

A senhora que teve seu nome preservado foi resgatada pelo Ministério Público do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro após estar sob cuidados da Prefeitura da cidade, desde março graças a uma denúncia anônima. A idosa trabalhou para três gerações da mesma família e nunca teve benefícios como salário, férias e 13º. 

Segup deflagra operação em Belém

Sem saber o que aconteceu, a idosa recebeu atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social, onde irá receber cuidados médicos.

O caso veio a público no dia 13 de maio de 1888, que pelo calendário é marcado como a data oficial Abolição da Escravatura no Brasil, quando a nobreza portuguesa, por meio da Princesa Isabel de Orleans e Bragança, assinou a Lei Áurea, que determinava o fim do regime de escravidão no país.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS