plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NA EUROPA

Varíola de macacos infecta 1° brasileiro; homem é internado

O jovem de 26 anos esteve recentemente em Portugal e Espanhae teria apresentado erupções cutâneas, um dos sintomas da doença.

Imagem ilustrativa da notícia Varíola de macacos infecta 1° brasileiro; homem é internado camera ( Reprodução )

Um brasileiro que esteve recentemente em Portugal e Espanha, está em isolamento numa clínica em Munique, na Alemanha. Com vários casos confirmados na Europa, este é o maior e mais extenso surto da doença já visto no continente europeu.

Nesta sexta-feira (20/05), o Instituto de Microbiologia da Bundeswehr, as Forças Armadas alemãs, informou que o país registrou seu primeiro caso da doença. O vírus foi detectado na quinta-feira (19) num brasileiro de 26 anos.

Ele chegou na Alemanha após viagem com origem em Portugal, passando pela Espanha, e estava há uma semana em Munique, no sul da Alemanha, aonde chegou depois de passar por Düsseldorf e Frankfurt. O jovem teria apresentado erupções cutâneas, um dos sintomas da doença. Agora, ele está em isolamento numa clínica na cidade.

Em comunicado, a instituição ressalta que as autoridades sanitárias da Europa e da América do Norte vêm detectando um número crescente de casos de varíola dos macacos desde o início de março, o que suscita receios de que a doença, habitualmente presente apenas em algumas regiões da África, esteja se alastrando.

Com vários casos confirmados no Reino Unido, Itália, Suécia, Espanha, Portugal e Estados Unidos, este é o maior e mais extenso surto de varíola dos macacos já visto na Europa. Ainda não se sabe se há uma conexão entre os casos individuais e o surto atual e, em caso afirmativo.

O Canadá foi um dos países mais recentes a relatar casos suspeitos da varíola de macacos, depois que Espanha e Portugal confirmaram 28 e 23 infecções, respectivamente. Os dois países também investigam dezenas de casos suspeitos.

Já o Reino Unido confirmou 20 casos desde 6 de maio e os Estados Unidos um, afirmando que o paciente havia estado no Canadá. A Suécia e a Itália confirmaram um caso. A França e a Bélgica também registraram as primeiras infecções nesta sexta-feira.

Nesta sexta-feira (20), a Organização Mundial da Saúde (OMS) está em contato com autoridades de saúde europeias sobres os possíveis surtos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias