A violência contra crianças e adolescentes atingiu o número de 50.098 denúncias no primeiro semestre de 2021. Desse total, 40.822 (81%) ocorreram dentro da casa da vítima. Os dados são do Disque 100, um dos canais da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (ONDH/MMFDH). No mesmo período em 2020, o número de denúncias chegou a 53.533.

A maioria das violações é praticada por pessoas próximas ao convívio familiar. A mãe aparece como a principal violadora, com 15.285 denúncias; seguido pelo pai, com 5.861; padrasto/madrasta, com 2.664; e outros familiares, com 1.636 registros. Os relatos feitos para a ONDH são, em grande parte, de denúncias anônimas, cerca de 25 mil do total.

No último domingo (29), mas um caso de agressão contra criança foi registrado no bairro Iguatemi, na zona leste de São Paulo. Uma mulher teria espancado a própria filha, de  apenas 4 anos, e acabou sendo agredida por populares indignados com a situação. A policia foi acionada e ela foi levada para a delegacia para prestar esclarecimentos e o caso foi encaminhado ao 49º Distrito Policial, em São Mateus.

Veja também:

Segundo uma vizinha, moradores foram até a casa da suspeita ao ouvirem os gritos da criança. Ao chegarem no local, os populares viram a mãe espancando a menina. Revoltados, os vizinhos começaram a agredir a mulher. 

Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia, mas a mulher foi liberada. A criança está sob os cuidados do Conselho Tutelar.

Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia, mas a mulher foi liberada. Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS