plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ALERTA

Novos casos de varíola dos macacos são confirmados no Brasil

Ministério da Saúde notificou dois novos registros da doença. País já tem 11 casos confirmados em meio a surto global incomum.

Imagem ilustrativa da notícia Novos casos de varíola dos macacos são confirmados no Brasil camera Onze casos já foram confirmados no Brasil e outros 10 são monitorados | Ahmad Ardity/Pixabay

Mesmo ainda vivendo a crise causada pela pandemia de Covid-19, que provocou efeitos históricos em cadeia por todo o planeta, uma nova doença tem despertado preocupação e acendeu alertas das autoridades sanitárias no mundo.

Um surto incomum e global da varíola dos macacos, doença até então considerada endêmica de países africanos, tem feito os especialistas se desdobrarem para entender o que está acontecendo.

Veja também:

OMS anuncia resposta unificada contra a varíola dos macacos

Espanha autoriza 1ª vacina contra "varíola do macaco"

No Brasil, o primeiro caso de infecção pela varíola dos macacos foi confirmado no dia 9 de junho. Na noite de terça-feira (21), o Ministério da Saúde notificou mais dois casos da doença provocada pelo vírus monkeypox. Até aqui, em menos de duas semanas, 11 casos já foram diagnosticados no país.

Os dois pacientes são brasileiros, do sexo masculino, têm entre 36 e 38 anos, são residentes no estado de São Paulo e possuem histórico de viagem para a Europa.

Os dois apresentam quadro clínico estável, não tem complicações e estão sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde estadual e municipal.

De acordo com o Ministério da Saúde, todas as medidas de contenção e controle da doença foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de varíola dos macacos, com o isolamento dos pacientes e rastreamento dos seus contatos.

CASOS CONFIRMADOS

No momento, o Brasil registra 11 casos confirmados, sendo sete em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Mais dez casos suspeitos permanecem em investigação. Dois dos casos confirmados receberam alta e os outros seguem isolados e em monitoramento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias